Defesa Civil promove treinamento de Brigada Voluntária de Incêndio

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio Defesa Civil da secretaria de Segurança Pública, realizou o treinamento de combate voluntário a incêndio em vegetação rasteira dia 27 de maio.

O treinamento foi ministrado pelo subtenente Aquino do Corpo de Bombeiros, com aulas teóricas no período da manhã e práticas no período tarde, com a confecção/criação de material (abafadores) para combate a incêndios, sendo executados exercícios reais com os voluntários.

A Defesa Civil também contou com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros e Sindicato Rural do município. Outras instituições que deram apoio foram: Escola CTI de bombeiros civil, Diretoria Estadual de ensino, GCMs da Rural, Grupo Suçuarana, AREXs VP, Conseg, BCOM de Bananal-SP, Defesa Civil de Arapei-SP e Defesa Civil do Potim-SP.

O curso é bastante completo e os participantes aprenderam a combater e a produzir alguns equipamentos utilizados no combate direto e indireto ao fogo. Agora vamos emitir certificado aos participantes”, comentou o subtenente Aquino.

Poder contar com os moradores para auxiliar no combate aos incêndios é fundamental, pois em alguns casos o Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil necessitam de ajuda, sobretudo nos bairros mais afastados, evitando maiores perdas e prejuízos ambientais”, explicou o diretor da Defesa Civil, Michel Cassiano.

Além dos moradores locais, o treinamento ficou marcado pelo grande número de participantes das entidades de apoio, que estão totalmente comprometidas com a Defesa Civil, no objetivo de preservar a vida e as riquezas naturais do município”, completou Michel.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Fabrício Pereira, “o município vem investindo na prevenção. Em 2021 criamos a Brigada de Incêndio no Ribeirão Grande, agora acabamos de criar outra no Piracuama. Estamos buscando a compra de drones para monitoramento destas áreas, possibilitando a detectar de forma mais precisa os focos de incêndio”.

Segundo Douglas Luis, Bombeiro Civil e líder da brigada no Piracuama, “a região tem sofrido bastante com os incêndios constantes nos meses de seca. A brigada de incêndio é uma reivindicação antiga dos moradores daqui. Agradecemos a Defesa Civil pelo treinamento e, nós moradores, estamos à disposição para ajudar em caso de necessidade”.

  • Divulgação Curso ensinou os participantes a produzirem alguns equipamentos usados no combate direto e indireto ao fogo