Demanda cresce e amplia oportunidades de trabalho na área de criação de arte

Com as empresas privadas e as instituições públicas cada vez mais presentes na mídia digital, os profissionais de editoração eletrônica, que geram conteúdo visual, viram seu campo de trabalho ampliar. A produção de peças para as redes sociais tem se tornado uma das principais demandas do mercado e quem decide atuar na área de criação de arte tem perspectivas promissoras.
Tamires Cristine Siqueira Camargo Amaral, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba, conta que o operador de editoração eletrônica pratica funções semelhantes à um design gráfico: desenvolve peças publicitárias, diagramação de publicações impressas e digitais, tratamento digital em fotos e criação de logotipo e identidade visual.
“Para quem busca uma formação profissional, vale a pena investir nessa área, pois o mercado necessita cada vez mais de profissionais que atendam essa demanda. As empresas têm utilizado o conteúdo visual para divulgar promoções, homenagem a datas temáticas e informações relevantes para seu negócio em plataformas como Facebook, WhatsApp, Instagram e Youtube”, comenta.
A docente Tamires reforça que essa demanda crescente nasceu da necessidade das empresas e instituições públicas se comunicarem com seu público-alvo. “Uma boa comunicação visual é capaz de manter contato com os clientes da empresa de forma intensa, de vender ou iniciar uma venda, de manter os clientes atualizados das novidades e de atrair novos seguidores para as redes sociais”, destaca.
Tamires ressalta que aqueles que desejam atuar na área precisam buscar uma formação de qualidade, que ensine a utilizar os softwares mais solicitados pelo mercado, e a gerir todo o processo de criação de arte. “Na unidade Pindamonhangaba, o curso Operador de Edição Eletrônica dá ao aluno toda base para que ele saiba se comunicar com o cliente, coletar o briefing e desenvolver as peças solicitadas”, conta.
Com duração média de cinco meses, o curso ainda ensina ilustração digital e diagramação, para criação de arquivos digitais em formato PDF apropriados aos diferentes processos de impressão. Os interessados podem conhecer mais sobre o curso ou realizar a inscrição no Portal Senac: www.sp.senac.br/pindamonhangaba.