Departamento de Trânsito implanta educador de velocidade

O Departamento de Trânsito de Pindamonhangaba está inserindo uma nova ideia na sinalização viária que visa disciplinar a velocidade do tráfego em vias onde os veículos desenvolvem maior aceleração. Trata-se do educador de velocidade.
O sistema consiste numa sinalização viária onde a pintura de solo leva o motorista a um afunilamento que minimiza a velocidade do tráfego, fazendo-o desacelerar o veículo. “O objetivo é fazer mesmo a pessoa tirar o pé do acelerador e estamos implantando em locais de grande conflito, vias apontadas como palco de acidentes, alguns casos até com vítima fatal”, afirmou o secretário adjunto de Segurança, José Vidal França Filho.
O bairro Parque das Palmeiras e um trecho do anel viário já receberam o educador de velocidade, que é composto por refletores para visibilidade noturna e placas de limite de velocidade vertical. “O custo-benefício em comparação a implantação de uma lombada é bastante significativo e esperamos assim conscientizar nossos motoristas”, finalizou França.