Editorial : Descanso, lazer e responsabilidade

Com o avanço da vacinação contra o coronavírus, e com o feriado prolongado – dia 7 de setembro – feriado da Independência do Brasil, e a emenda da segunda-feira, os moradores de cidades que não tiveram antecipação destes feriados (em virtude da pandemia) terão quatro dias para recuperarem suas energias com lazer ou descanso.

Em Pindamonhangaba, ainda haverá o feriado da padroeira da cidade – Nossa Senhora do Bom Sucesso, na quarta-feira, dia 8, aumentando um dia no feriado prolongado.

Naturalmente muitas pessoas estão pensando em viajar, tanto para o litoral quanto para a região serrana ou para o Sul de Minas, por exemplo.

É um descanso muito válido e necessário, mas que também exige responsabilidade e cidadania, até porque, a pandemia ainda não acabou. Muitas medidas sanitárias devem ser seguidas em todo País.

No Estado de São Paulo não há mais restrições de horário e de capacidade de ocupação de público no comércio; mas há recomendações para que aglomerações sejam evitadas, além do uso da máscara que segue obrigatório.

Uma dica para quem for fazer viagens para o exterior ou para locais que exigem a comprovação da imunização contra o Covid-19 é baixar o Certificado Nacional de Vacinação emitido pelo Ministério da Saúde, que comprova a vacinação completa contra o coronavírus de cada cidadão.

A declaração pode ser obtida por qualquer pessoa através do site ou do aplicativo do Conecte SUS Cidadão.

Então já sabe, se for viajar no feriado prolongado, siga as orientações das estradas, respeite as sinalizações e também as restrições sanitárias. Bom descanso!