“Dia D” da vacinação contra a pólio e sarampo é neste sábado

Colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Acompanhando a campanha de vacinação do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá neste sábado (18) o “Dia D” da Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo nas unidades de saúde do Ciaf, Cisas, Nova Esperança, Vila São Benedito e Feital.
De acordo com dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica de Pinda nesta semana, até o momento 2.335 doses de vacina contra pólio foram aplicadas e 2.387 contra sarampo, concluindo respectivamente 28,49% e 29,13%. A meta para Pindamonhangaba nesta campanha é de 8.200 crianças de um a menores de cinco anos.
O Ministério da Saúde alerta aos pais e responsáveis que a vacina é o meio mais eficaz de inibir o reaparecimento dessas doenças que já foram eliminadas no país. Segundo o diretor do Departamento de Proteção aos Riscos e Agravos à Saúde, Rafael Lamana, o público alvo escolhido para a vacinação é mais suscetível em contrair as doenças, “assim, os pais ou responsáveis têm papel fundamental na manutenção na eliminação destas doenças e devem levar as crianças a uma unidade de vacinação mais próxima”, comentou.
A Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo em Pindamonhangaba irá até o dia 31 de agosto, e as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde, dentro do horário de atendimento que é das 8 às 11h30 e das 13 às 16h30. É preciso apresentar a carteira de vacinação da criança.
Importante destacar que pessoas de todas as idades precisam manter em dia sua carteira de vacinação. Desta forma, aqueles que não tomaram essas vacinas podem procurar os postos fora do “Dia D”, no atendimento de rotina para regularizar sua carteira de vacinação.

  • Cinco unidades de saúde de Pindamonhangaba estarão abertas para imunização