Dia da Criatividade

Quando eu trabalhava na rádio, ouvia uma máxima que dizia, “em rádio, nada se cria, tudo se copia”. Aos poucos fui percebendo que não era bem assim! E coloquei a cabeça para funcionar, e não é que muitas idéias novas surgiram para melhorar a nossa programação!
Você já se perguntou: “de onde ele (a) tirou essa ideia? ” E passou horas pensando e não achou uma solução? Bem, realmente já nos deparamos com isso algumas vezes, o que nos faz perguntar: onde eu encontro a minha criatividade? Como faço para que minha criatividade flua? Como posso aumentá-la?
Muitos afirmam que criatividade é um dom e que você nasce com ela. Podemos concordar ou discordar com essa visão ao mesmo tempo. Concordamos quando ela é parcial e leva em consideração que criatividade pode sim ser algo natural desde o nascimento, mas que também pode ser ensinada, treinada e evoluída. E discordamos dessa mesma visão justamente quando ela é extremista e afirma que criatividade não é algo que possa ser trabalhado.

Fazer anotações
Ter sempre uma caderneta para anotar todas as ideias que lhe vêm à cabeça. Também podemos desenhar para representar nossos pensamentos.
Relacionar ideias é uma das características de criativos, unir coisas que não possuem relação e fazer algo novo, que faça sentido. Essa é uma das principais correntes do pensamento criativo.

Quebrar regras é
Outra forma de ser criativo, é deixar as regras de lado. Livrar-nos das correntes e pensar em novas ideias ou até mesmo coisas já existentes, mas de uma maneira a qual ninguém pensou. Muitas vezes a mente imagina novos conceitos que podem ser esquisitos e estranhos, mas que não devem ser deixados de lado. Henry Ford uma vez falou: “Se eu perguntasse a meus compradores o que eles queriam, teriam dito que era um cavalo mais rápido. ”

Informa-se é importante
Para ser criativo, é preciso que a mente seja constantemente alimentada com informações, pois quanto mais fatos, acontecimentos e outros assuntos a gente souber, maior a possibilidade de solucionar algo de forma criativa. Para isto, ler livros, ver notícias, observar tudo ao nosso redor, conversar com pessoas, entre outros.
Então, durante esta leitura pintou alguma ideia aí na sua cabeça?