Registro Cultural : Diplomata Leão VelLoso é tema de palestra na APL

Na noite de sexta-feira (23), na  reunião plenária solene da APL-Academia Pindamonhangabense de Letras, realizada em sua sede no Palacete 10 de Julho, destaque para a palestra  sobre Pedro Leão Velloso Neto, proferida pelo escritor Francisco Piorino Filho. Na oportunidade, Piorino apresentou sua 13ª obra em favor do resgate da memória da Princesa do Norte e que foi dedicada ao ilustre pindamonhangabense.

A obra

Com o título ‘Dr. Pedro Leão Velloso Neto’, o livro faz referência ao filho da Princesa do Norte que se destacou como Ministro das Relações Exteriores do Brasil. Em 1945, Velloso Neto chefiou a representação brasileira à Conferência de São Francisco, nos Estados Unidos, evento histórico que resultou na criação da ONU- Organização das Nações Unidas, sendo o pindamonhangabense o primeiro representante do Brasil nesse importante organismo internacional.
“A primeira Assembleia da ONU foi aberta e presidida pelo embaixador Pedro Leão Velloso Neto, honraria dada ao Brasil por ser a única nação latino-americana a participar concretamente da Segunda Guerra Mundial e desde então, todas as Assembleias da ONU são instaladase abertas sob a presidência do representante do Brasil”, destaca Piorino Filho.
Assim como todas as suas publicações, esta é mais uma custeada pelo autor com o objetivo de não permitir que fique no esquecimento feitos, fatos e filhos ilustres da Princesa do Norte. O livro se encontra (assim como outros do autor) à disposição dos leitores, alunos, professores e demais interessados na nossa história, no estande dedicado aos autores da APL instalado no Supermercado Excelsior.

Presidente de Honra

Homenageado com o título de ‘Presidente de Honra” da APL – Academia Pindamonhangabense de Letras, entidade da qual ocupa a cadeira nº 6 de membros titulares, que tem como patrono Benjamin Pinheiro, Piorino tem se empenhado em suas pesquisas visando resgatar a memória de filhos ilustres da história de Pindamonhangaba.

  • Nascido em Pindamonhangaba em 13 de janeiro de 1847, Velloso Neto faleceu no dia 16 de janeiro de 1947 (três dias após ter completado 100 anos), em Nova Iorque, como embaixador brasileiro na ONU
  • A obra traz entre os interessantes capítulos, dados biográficos também de Pedro Leão Velloso Filho e outros fatos
  • Na foto, Piorino ladeado pelos colegas acadêmicos, escritores poetas, Ricardo Estevão e Rhosana Dalle