Documentários Domésticos são temas de workshop em agosto

Outra oficina do “Ponto Mis” de agosto é: ‘Documentários Domésticos’, com Lucas Gervilla, será realizada nos dias 16, 18 e 20 de agosto (segunda, quarta e sexta-feira), das 19h às 21h, de forma online, pela plataforma Zoom. As inscrições devem ser feitas através do site: https://www.sympla.com.br/oficina-documentarios-domesticos-com-lucas-gervilla__1295845?token=3834769d604ef80c4bb76a28ee6e5647.
O projeto será ao vivo, são 50 vagas por cidade para a inscrição, a oficina é dividida em três encontros com duas horas de duração em cada encontro, pode participar qualquer público acima dos 16 anos. O link de acesso às aulas será enviado automaticamente aos alunos por e-mail, cadastrado na ficha de inscrição, assim como o certificado do curso.
Essa oficina Documentários Domésticos é um mini-curso com 06 horas de duração onde os participantes entram em contato com métodos de produção audiovisual voltados para o cinema documentário, não importando o tipo de dispositivo de vídeo (celulares, webcam, câmeras semi-profissionais, DSLR’s, etc.) A atividade será focada em técnicas de filmagem e produção sem sair de casa, respeitando as orientações de distanciamento social, utilizando equipamentos de baixo custo e acessórios fáceis de serem encontrados ou adaptados a partir do que os participantes tiveram à mão. Também serão abordados princípios básicos da edição e montagem; resultando em um mini-documentário.
O principal objetivo do curso é compartilhar ferramentas para que o público possa contar suas próprias histórias. Partindo de gravações feitas pelos próprios participantes, será realizado um mini-documentário coletivo, sobre uma temática a ser decidida em conjunto. Ao final dos encontros, as pessoas que participarem da atividade estarão aptas a produzirem seus pequenos documentários, seja para uso profissional ou para compartilharem suas vivências durante a quarentena.

Cronograma das aulas:

(16/08)
-Breve introdução ao documentário.
-Que modos de documentário existem?
-Quais os equipamentos básicos para se filmar um documentário doméstico?
-Que tipo de documentário queremos fazer? Que história(s) queremos contar?
-Principais tipos de enquadramento no documentário.

(18/08)
-Técnicas básicas para filmagem (ISO, abertura, velocidade, ajuste de branco, taxa de quadros, etc).
-Como fazer esses ajustes: do celular à DSLR.
-Noções básicas de som.
-Principais tipos de microfone. Como fazer se eu não tiver um?
-Como gravar entrevistas.

(20/08)
-Preparando o material para a edição.
-Noções básicas de edição.
-Edição do conteúdo gravado pelos próprios participantes.

  • Créditos da imagem: Divulgação