Nossa Terra Nossa Gente : É NATAL! “Faça sua luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós”

O óleo sobre tela da “Família Sagrada” exposta na sala de jantar da casa dos amigos Carlos Maria e Déa D’Alessandro Monteiro Gomes me impactou desde que o vi pela primeira vez: pela luz divina que dele emana (mistério que só o artista que o criou sabe dizer) e, em especial, pelo poder da síntese histórica de que essa obra é dotada.
Ao centro da tela, as figuras principais: o menino Jesus no colo de sua mãe e José, que acolhe Maria e seu filho em seu abraço. Os meninos presentes no lado direito da obra retratam nossa humanidade embevecida pela presença do Cristo-menino; à sua esquerda, o boi e o burro, criaturas que se curvam diante da humilde grandeza do filho do Altíssimo. Ao fundo, a noite estrelada e a estrela-guia iluminando nosso olhar para o que vai além da janela de nossos olhos e nos aponta o Iluminador do Cosmo, o Imensurável e Indizível Pai Celestial.
Nos quatro pequenos quadros que emolduram a parte superior da tela, cenas marcantes da vida do menino Jesus: a anunciação do Anjo à Maria, a visita de Maria à Isabel (“O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o seu nome!”), o nascimento de Jesus e a apresentação de Jesus no Templo. As barras geométricas que definem seu contorno dispõem ainda dois anjos de asas macias e a exata beleza que a obra natalícia busca retratar.
A indescritível beleza do Menino me recorda a sua oração, em aramaico, gravada numa pedra de mármore na Igreja do Pai Nosso, no Monte das Oliveiras, em Jerusalém, e na qual está a poesia com que Jesus viveu o amor divino e o repartiu entre todas as criaturas: ABVUM D’BASHMAÍA NETCADASH SHIMÓCH TETÉ MALCUTÁCH UMA NEHUÊ TCEUIANACH AICANA D’BASHIMÁIA AF B’ARHA HÔVLAN LÁCMA D’SUNCANAN IAOMÁNA UASHBOCAN HÁUBEIN UAHTEHÍN AICÁNA DÁF QUINAM SHBUOCÁN L’HAIABÉIN UÉLA TAHLAN L’NESIÚNA ÉLA PATSSAN MIN BIXA METÚL DILÁHIE MALCUTÁ UAHÁILA UATESHBÚCTA LÁHLÁM. ALMÍN.
“Pai Mãe, respiração de vida, fonte do som, ação sem palavras, Criador do Cosmo!
Faça sua luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós, para que possamos torna-la útil.
Ajude-nos a seguir o nosso caminho, respirando apenas o sentimento que emana do Senhor. Nosso eu, no mesmo passo, possa estar com o Seu, para que caminhemos como reis e rainhas com todas as outras criaturas.
Que o Seu e o nosso desejo sejam um só, em toda a luz, assim como em todas as formas, em toda existência individual, assim como em todas as comunidades.
Faça-nos sentir a alma da terra dentro de nós, pois assim sentiremos a sabedoria que existe em tudo.
Não permita que a superficialidade e a aparência das coisas do mundo nos iludam, e nos liberte de tudo aquilo que impede nosso crescimento.
Não nos deixe ser tomados pelo esquecimento de que o Senhor é o poder e a glória do mundo, a canção que se renova de tempos em tempos e a que tudo embeleza.
Possa o Seu amor ser o colo onde cresçam nossas ações. Amém.”
É Natal! Que esta poesia mística de Jesus nos conecte com o que há de mais divino no mundo: “a Sua luz brilhar dentro de nós, entre nós e fora de nós”, como brilha em cada fragmento dessa obra de arte de autoria de Wagner Paiva.

  • "Família Sagrada”, óleo sobre tela de autoria do artista Wagner Paiva