Editorial : É preciso falar sobre este assunto

Considerado um conjunto de violências que se repetem por algum período, o bullying ou a prática do bullying pode causar danos profundos em quem recebe as agressões – que podem ser verbais, físicas e psicológicas.

Para especialistas na área do comportamento humano, essas agressões humilham, intimidam e traumatizam a vítima; muitas vezes, levando à depressão; distúrbios comportamentais e até ao suicídio.

Atentos a essas questões, principalmente no período do ‘pós-pandemia’ – em que as crianças e os adolescentes voltaram a interagir pessoalmente com seus colegas de classe – o Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) de Pindamonhangaba vem realizando uma série de palestras de combate e prevenção do bullying no âmbito escolar.

Na última semana, a Escola Estadual Professora Eloyna Salgado Ribeiro, no bairro Morumbi, recebeu uma dessas palestras.

Para a presidente do órgão, as palestras ministradas têm como principal objetivo atender e acolher os alunos e, sempre ao término das palestras, há espaço para as crianças e para os adolescentes relatarem às equipes alguma experiência – o que tem acontecido com frequência.

Ela destacou ainda que somente através da promoção e da re-significação dos sentimentos; estimulando diálogos sobre autoestima e a valorização das diferenças, além da busca por um convívio baseado no respeito e na humanização das relações é que haverá queda na triste estatística sobre o número de vítimas do bullying.

Aproveitamos para chamar a atenção dos pais, dos familiares e dos responsáveis para que fale mais com seus filhos sobre esse assunto! Que nunca incentive essas práticas! Que não riam de piadas pejorativas ou que causam desconforto em quem ‘está sendo o alvo da brincadeira’! Tenham sempre em mente: “se fere alguém, não tem graça”!