Educação de SP abre primeiro processo seletivo para dirigentes regionais de Ensino

Esta é a primeira etapa do ‘Líderes Públicos’, programa pioneiro no Estado que visa valorizar pessoas com perfil de liderança para garantir eficiência e melhor gestão das escolas estaduais

A Secretaria Estadual da Educação dá início a uma nova etapa do programa “Líderes Públicos”, cujo objetivo é profissionalizar a gestão de pessoas na rede e adotar uma metodologia de avaliação baseada em competências.
As inscrições começam nesta quinta-feira (6) e poderão ser feitas até o dia 28 de junho, pelo site www.educacao.sp.gov.br/lideres-publicos. Na região, as vagas são para as diretorias regionais de Ensino em Pinda, São José dos Campos e Jacareí.

Quem pode participar?
A lei complementar número 836, de 1997, prevê que podem ocupar o cargo de dirigente de Ensino na Secretaria Estadual da Educação, e portanto, estão aptos a participar da seleção, profissionais com curso superior ou pós-graduação na área de Educação e que sejam titulares do quadro de magistério estadual. É necessário ainda ter pelo menos dez anos de experiência no magistério; ou oito, sendo dois deles na função de suporte pedagógico educacional ou direção de órgãos técnicos.

Como será o processo seletivo?
O processo seletivo é composto por sete etapas: análise curricular; teste de perfil e aderência; entrevista por competência; entrevista com especialista e entrevista final realizada pelo secretário da Educação Rossieli Soares.
A seleção tem objetivo de avaliar o profissional sob diferentes óticas, por isso inclui mapeamento de competências, análise curricular e teste de perfil. Os profissionais serão entrevistados por especialistas do governo e vão ser estimulados a propor um plano de ação para melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de São Paulo (Idesp).
Os mais bem avaliados farão parte de uma lista, da qual o governo escolherá os novos dirigentes.