Educação inova e cria projeto “A Escola nas Ondas do Rádio” para unir alunos e professores durante pandemia

Com as aulas suspensas desde março de 2020, devido à pandemia do covid-19, a Rede Municipal de Ensino vem se reinventando para levar conhecimento aos alunos e motivar os professores. Aulas online, exercícios impressos que podem ser retirados na escola, palestras de formação continuada no youtube da Prefeitura estão entre as atividades que vêm sendo realizadas e, agora, um novo projeto promete aproximar ainda mais crianças e docentes: “A Escola nas Ondas do Rádio”.
Inicialmente, a intenção da Secretaria de Educação da Prefeitura era chegar até as crianças da zona rural, contudo, por meio “das ondas do rádio” e pelo aplicativo da emissora, a mensagem poderá chegar a todos os pontos da cidade. O projeto será desenvolvido em parceria com a rádio comunitária 104,9 FM, que cedeu seu espaço para a Rede Municipal, sem custos para os cofres públicos. Para organizar o atendimento da Rede Municipal na cidade, as unidades educacionais (Cmeis, escolas e NAPs) são divididas por setores regionais. Cada setor terá 15 minutos para preencher com conteúdo como atividades, dicas de aprendizado sobre as tarefas da semana, músicas, propostas de brincadeiras e muito mais, somando uma hora de programa na parte da manhã e uma hora à tarde, durante toda a semana.
A secretária de Educação da Prefeitura, Luciana Ferreira, cita o prof. Dr. Carlos Shigue, da EEL/USP, que afirma que o impacto da voz do professor no campo das emoções dos alunos é muito maior do que somente mensagens escritas, e isso foi um estímulo para a implantação do projeto. “O rádio é um canal de comunicação presente em todas, ou quase todas, as casas. Imagine a alegria dos alunos ao ouvir seu professor falando diretamente com eles. Acreditamos que será muito motivador para o aprendizado, além de fortalecer o elo entre criança e professor”, explicou a secretária, destacando que a ideia da utilização do rádio nasceu em um canal de escuta com os docentes, iniciativa das professoras Dulce de Jesus Furtado de Oliveira e Tatiana Alves Luiz.
De acordo com a diretora do Departamento de Ação Educativa e Desenvolvimento Pedagógico da Secretaria de Educação, Elaine Prolungatti, foi feito um cronograma para que todos os setores tenham a oportunidade de participar. O programa será de segunda a sexta-feira, das 8 às 9 horas e das 14 às 15 horas, com a participação dos 12 setores, ao longo da semana. “Já estamos orientando as gestoras regionais que, em conjunto com os professores co-responsáveis e professores se organizem para preencherem seus 15 minutos da maneira que preferirem. Os áudios serão gravados com todo o conteúdo de cada setor e enviados à rádio. Vamos informar os pais e responsáveis e dar a alternativa a eles de baixarem o aplicativo gratuito, já que essa rádio comunitária atende a zona leste e o distrito de Moreira César mas, pelo aplicativo, chega a cidade inteira”, explicou.
A Secretaria de Educação está se organizando para dar início a este projeto nesta segunda-feira, dia 3 de agosto. Os professores estão animados com este novo projeto.
A professora Ana Claudia Miranda, da Escola Professor Lauro Vicente de Azevedo (Terra dos Ipês) é uma das docentes que aprova o projeto. “É com muito amor e carinho que buscamos chegar até nossos amados alunos. Mais uma vez buscamos inovar, para estar bem pertinho dos alunos e de sua família. Nosso maior objetivo é construir um mundo melhor para todas as crianças, e juntos venceremos”, enfatizou.
A professora Ana Lucia Lima Mota, da EM Abdias Júnior Santiago e Silva (Santa Cecília) também aprova a iniciativa. “Estamos vivendo neste momento grandes desafios como escola, vejo na Secretaria de Educação uma busca constante de acolher nossos alunos pensando no desenvolvimento intelectual, porém estando atentos ao desenvolvimento socioemocional dos alunos, familiares e colaboradores. Com certeza a rádio irá nos aproximar dos nossos alunos”, disse.
Para a professora Hellen Matoso Vitorino, do CMEI Dona Maria Benedita Cabral San Martin (Feital), “a ideia da rádio-escola é mais uma ferramenta de excelência na modalidade de educação, uma vez que utilizar a diversidade de meios de comunicação para chegar até os alunos se faz tão mais necessária… E a rádio, vem ainda, como um resgate de algo que a nova geração não conhece tanto. Elas são expostas ao audiovisual diariamente, mas, somente ao áudio, é muito difícil a nova geração que tem o hábito de apenas ouvir coisas sem imagem. Então com certeza, além de contato com conteúdo educativo, será também o desenvolvimento de uma área sensorial humana, promovendo a habilidade da escuta, tão requerida em tempos de empatia e solidariedade”.