Editorial : Educação promove a liberdade e a autonomia do pensar

No Brasil, o Dia Internacional da Educação é comemorado hoje e muitas pessoas também o comemoram em abril… mas o importante é pensar e repensar a educação, e a importância do assunto.

O dia simboliza o compromisso de todo o mundo com o desenvolvimento da educação. Instituir uma data, conscientiza ainda mais a população mundial sobre o tema e tudo o que o envolve.

Uma das principais tendências da educação é a flexibilização curricular, com o objetivo de levar para a sala de aula a discussão sobre assuntos em pauta na sociedade e que fazem parte do cotidiano dos estudantes. A exemplo, a sustentabilidade, os direitos humanos, a tecnologia, a igualdade social e as questões de gênero.

A educação deve preparar os estudantes para a vida, fazendo com que os estudantes desenvolvam um pensamento crítico e voltado para a realidade, reconhecendo e respeitando as diferenças dos alunos, ou seja, que entende que todos podem aprender, não importando sua etnia, língua, classe social, estado de saúde.

Todos nós sabemos da importância da educação para o desenvolvimento do ser humano, pois ela fornece ferramentas que permitem a todos evoluírem e conquistarem uma vida mais digna e melhor. Isso porque sabemos que pessoas que têm acesso a uma educação de qualidade recebem também melhores oportunidades.
Por isso é tão importante que todos possam ter acesso à educação!