“Eleição dos Conselheiros Tutelares – Conheça as regras e os candidatos para o mandato 2020/2024”

No próximo dia 6 de outubro de 2019, acontecerá em todo o país, a eleição unificada para a escolha dos novos conselheiros tutelares, que atuarão de 2020-2024. Em Pindamonhangaba, serão eleitos 10 Conselheiros Tutelares Titulares e 10 Suplentes que serão distribuídos nos dois conselhos tutelares, no Centro e em Moreira César, o último, em fase final de implantação.
O Conselho tutelar tem por função legal executar com zelo as atribuições que lhe foram confiadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
O Conselheiro Tutelar deve zelar pelo cumprimento de direitos, garantindo absoluta prioridade na efetivação de direitos, orientando a construção da politica municipal de atendimento, conforme a legislação vigente.
Em Pindamonhangaba, as eleições acontecerão nos cincos Cras da cidade,das 8 às 17horas. O voto não é obrigatório, mas segue todas as regras de uma eleição. O eleitor deve estar apto à votação, ou seja, com otítulo considerado regular pelo Tribunal Regional Eleitoral até 11 de julho de 2019. Qualquer eleitor do município, em dia com suas obrigações eleitorais e em pleno gozo de seus direitos políticos, poderá votar na Eleição para Conselheiros Tutelares. O voto será direto e secreto, podendo o eleitor escolher apenas 1 (um) candidato. Para votar é preciso levar um documento oficial com foto e o titulo de eleitor. Aqueles que não tiverem, podem solicitar segunda via no cartório ou baixar o aplicativo “E-Titulo”, da Justiça Eleitoral no seu celular.
Locais da votação:
a) Cras – Araretama – Rua José Alves Pereira, 36 – Araretama (Nova Esperança)
b) Cras-Castolira: Rua Regina Célia Pestana César, 276, Castolira
c) Cras-Centro – Rua Dr. Laerte de Assunção Júnior, 51 Campo Alegre
d) Cras-Cidade Nova – Rua Bonsucesso, 79 – Cidade Nova
e) Cras-Moreira César – Rua Carlos Augusto Machado, 63 – Moreira César
Abaixo, seguem os candidatos:

  • 7 – Cris Oliveira Sou assistente social, especialista em Violência Doméstica contra Criança e Adolescente e militante da área da infância e juventude. Conselheira Tutelar em exercício.
  • 23 - Desireé Peço seu voto para defender e garantir os direitos das crianças e adolescentes, na área da educação, saúde, fiscalizando e requisitando serviços/ atendimento, para assim, valer de fato, os direitos fundamentais, inerentes, conforme o ECA. Sou conselheira suplente na atual gestão 2016/202, porém já fui conselheira tutelar em dois mandatos, entre os anos de 2005/2012, sou professora na Rede Estadual e trabalhei por nove anos na Obra Social dos Salesianos
  • 17 - Edna Olá, me chamo Edna, tenho 37 anos, solteira, nascida e criada nesta cidade, e moradora do bairro beta. Sou servidora pública concursada e efetivada na Escola Estadual “Prof Ivone Nogueira de Azevedo” há mais de seis anos, e onde ao longo desse tempo venho aprendendo - diariamente - a construir um diálogo franco, aberto e responsável com as crianças, com os adolescentes e com a comunidade em geral.
  • 18 - Edson Walmir (Delegacia de Defesa da Mulher) Pindamonhangabense, morador do bairro Campo Alegre desde o nascimento, casado e pai de três filhos. Trabalhei como agente penitenciário e em indústrias. Há 13 anos sou servidor público, estou há 11 anos na Delegacia de Defesa da Mulher (que também atende crianças e adolescentes). Nesse período de delegacia já colaborei com a equipe em mais de 20 mil atendimentos e espero levar esta experiencia para o Conselho Tutelar.
  • 16 - Edvania de Moraes Pindamonhangabense, 45 anos, funcionária pública na Secretariade Saúde há 15 anos, graduada em serviço social, estagiei no Lar da Criança Irmã Júlia, sou voluntária na Apae em projetos da Igreja Católica e no asilo São Vicente de Paulo. Atuo sempre em defesa do ECA em prol da Criança e do adolescente e na preservação e fortalecimento da Família.
  • 28 - Isabel de Cássia Ramos Formada em Serviço Social, pós-graduada em Psicopedagogia, cursando o último ano em Pedagogia. Buscarei zelar pelo cumprimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, visando sempre, idoneidade e respeito a todos.
  • 1 - Juliana Bertolino É formada na área de educação com especialização em violência doméstica de crianças e adolescentes. No atual mandato, realizou milhares de intervenções no que se refere a violações de direitos, e tem trabalhado juntamente com a rede de proteção para o fortalecimento das famílias e assim garantir os direitos fundamentais estabelecidos no ECA, onde deseja continuar, seu trabalho com comprometimento, ética e profissionalismo.
  • 19 - Karol Honorato Silva Cursando Direito na Fasc, tem curso básico em teologia, militante em trabalhos sociais com crianças e adolescentes; casada há 8 anos com Thiago Silva, pastor, teólogo, com quem tem dois filhos: Heytore Heloísa. Sempre auxiliou seu marido no pastoreio de igrejas e em instituições voltadas às crianças e adolescentes. Comprometida com a honestidade, seriedade, respeito ao próximo, justiça e, principalmente, com a família e a garantia da defesa dos direitos da criança e do adolescente.
  • 15 - Luisa Guedes Futura Pedagoga, pindamonhangabense, possui formação e carreira na área de RH com ênfase no desenvolvimento humano. É voluntária nas entidades de acolhimento Lar da Criança Irmã Julia e Apar (Associação de Pais e Amigos de Adolescentes em Risco) - Atuante nas ações de acolhimento estratégico, com educação à luz das emoções e atividades pedagógicas que fortalecem o desempenho escolar e favorecem a descoberta e expressão de sentimentos e o autoconhecimento, valorizando os momentos felizes em detrimento dos momentos dolorosos.
  • 21 - Marcella Nunes Formanda em Magistério, tendo experiencia e participação em Ong´s de Assistência a famílias carentes e crianças com necessidades especiais, 12 anos atuando na área da educação como professora e auxiliar de classe. Estou candidata para contribuir com o município fazendo cumprir os direitos das crianças, visando um futuro melhor a todos.
  • 3 - Maria Helena dos Santos Villa Nova Formação: Pedagoga, pós-Graduada em Gestão de Pessoas e Pedagogia Para Empresas e Organizações Sociais/ ONGs. Extensão Universitária em Libras. Conselheira tutelar em Exercício.
  • 24 - Maria Monteiro Assistente Social com experiência em Projeto Social de Fortalecimento de Vínculos Familiares para Crianças. Conselheira tutelar desde 2016 atuando com trabalho junto às famílias e sociedade em defesa dos Direitos violados da Criança e do Adolescente. Zelar e defender Direitos Humanos requer compromisso, comprometimento, seriedade e profissionalismo. Atuar com respeito e compromisso ético, sério para com a Criança e Adolescente, buscando sempre o zelo para uma sociedade justa e digna sem violações e direitos.
  • 11 - Marlene Pereira Sou natural de Pindamonhangaba, formada em Pedagogia e estudante de Letras. trabalho há dez anos em creche municipal e conheço de perto às necessidades, carências e negligências com as nossas crianças. Quero trabalhar como conselheira tutelar para se fazer cumprir os direitos das nossas crianças e adolescentes.
  • 6 - Patricia Garcez Psicóloga clínica, com foco em crianças e adolescentes. Atuou como coordenadora de juventude pela Prefeitura Municipal. Vivência de 7 anos com crianças e adolescentes na área institucional, escolar e clínica.
  • 27 - Professor Mauro Lopes Graduado e Especialista em Logística e Gestão de RH (Fatec). Atuando como facilitador na formação de capacitação de jovens e adolescentes, nas seguintes instituições: ONG (IA3), Senai, Etec. Atualmente cursando Pós-Graduação: Serviço Social (Fatec) e Educador Social (Senac Pindamonhangaba).
  • 14 - Raquel Lomeu Sou psicóloga e com um olhar diferenciado para as peculiaridades, minha formação aponta para um caminho que busca o bem-estar das pessoas. Minha experiência no serviço de acolhimento institucional do município esteve em trabalhar em prol de garantir e preservar os direitos dos adolescentes com foco na promoção de ações efetivas de inserção social. Com responsabilidade e dedicação pretendo continuar zelando pela proteção integral de nossas crianças e adolescentes. Conto com você.
  • 26 - Regina Faria Graduada em Serviço Social, já atuou em instituições da cidade, Presidente do aprendiz,vice do extinto Patrulheiros Dom Bosco, como conselheira desejo efetivar compromisso ético e profissional para garantir os Direitos de Crianças e Adolescentes do município,com ações de respeito e cidadania, priorizando sempre a família.
  • 2 - Rodolfo Rocha Morador de Moreira Cesar, bacharel em direito, trabalho há mais de 6 anos no Conselho Tutelar de Pindamonhangaba. Peço seu voto para continuar o meu trabalho. Vote RODOLFO ROCHA 2
  • 8 – Rosângela Ferreira Mestre em Educação/Unoeste, Pós-Graduada em Psicopedagogia Clínica e Educacional/ UFRJ, Graduada em psicologia/UNIRIO e pedagogia/OGE. Funcionária Pública aposentada, com 30 anos de experiência na área educacional, 15 anos de atuação na área clínica. Membro da ONG Amor Exigente/ Martin Pescador/ Mão Amiga.
  • 12 - Sara Meira Sou a Sara Meira, pra quem já me conhece sabe que tenho um projeto social HERÓIS VOLUNTÁRIOS, e agora quero poder fazer ainda mais pela nossa amada cidade. Trabalhando para a população em geral para defender os direitos das nossas crianças e adolescentes no Conselho Tutelar.
  • 13 - Tatiana Derrico Graduada em Serviço Social em 2002/Unitau. Desenvolvimento de diversos trabalhos profissionais com crianças e adolescentes no Padre Vita e Projeto Grêmio União em prol da prevenção, direito e defesa. Conhecimentos específicos em leis sociais, tais como ECA, LOAS, entre outras.
  • 5 - Telma Benco Formada em Serviço Jurídico pela Etec e bacharel em direito pela Unisal Lorena. Por 5 anos fui voluntária e estagiária na Delegacia Defesa da Mulher em atendimento direto com crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade que ficou evidente que eu posso fazer um trabalho junto ao Conselho Tutelar