Vanguarda Literária : ELYDIO: UMA SAUDADE IMPERECÍVEL

Há tipos humanos que o Criador enviou ao nosso pequeno planeta para produzir, ensinar, elevar o seu padrão moral e ser um participante verdadeiro e ativo no processo de evolução do mesmo. Alheios às maldades inferiores dos que nada fazem e permanecem estacionários, eles se destacam e caminham altivos e responsáveis, espargindo luzes por onde passam.
Há muitas luas passadas, tive a alegria de conhecer mais um pindamonhangabense que se enquadrou nesse perfil maravilhoso que descrevi acima, com quem aprendi verdades da vida, sobretudo no campo da Educação: ELYDIO DOS SANTOS NETO. Com ele, aproveitando velhos ensinamentos da filosofia que trouxe de minha formação humanística, eu me transformei num professor de medicina que, além de tentar transmitir conhecimentos técnicos (Área de Pediatria e Adolescência), fui um pouquinho mais além, levando aos meus queridos alunos uma visão humanística na ‘Arte de Curar’.
Licenciado em Filosofia e em Pedagogia (1982), professor de filosofia na Rede Estadual Paulista (1987-1995), mestre em Ciências da Religião (PUC-S.P-1993), Doutor em Educação (PUC-S.P-.1998) e Pós-Doutor em Artes ( Unesp-2010), ELYDIO era um apaixonado pela Educação, sobretudo no que se refere à formação de professores. Trabalhou na Universidade Metodista (S. Bernardo) e no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, uma das mais conceituadas do Nordeste. Deixou publicações importantes, das quais destaco: “Educação e Complexidade: Pensando em Deus, Dom Bosco e Edgar Morin”
(Ed.Salesiana, 2 volumes, 2002-2003); “Viva Voz: Educação e Complexidade” (Ed. Salesiana, 2002); “História em Quadrinhos & Educação: formação e prática docente”, (juntamente com a professora Marta Regina Paula da Silva, Editora Metodista, 2001). Dedicou-se a estudar a obra do eminente psiquiatra Stanislav Grof, importante pesquisador da consciência humana.
Quando estava aqui, na boa terra, fazia questão de dividir os seus conhecimentos com quem estivesse disposto a dialogar com ele, em linguagem clara, escorreita e acessível. Recordo as várias vezes que trocamos idéias sobre ‘Filosofia Existencial’, enfocando, sobretudo, o grande mestre alemão Martin Heidegger, que estudei três anos para prodizir a minha Tese de Doutorado:
“Discurso de Jovens Grávidas: uma abordagem fenomenológico-hermennêutica à luz de Heidegger” (USP-1996).
Ardoroso defensor da Educação Transpessoal, certa vez, em linguagem simples, me explicou com aquele jeito amigo e carinhoso com o qual se dirigia aos que com ele tinam contato:
“Valdez, essa Educação inovadora ajuda as pessoas a caminharem rumo à inteireza de si mesmas; auxilia as pessoas a caminharem para a totalidade (a matéria, o outro, o coletivo, o cosmos), assim fazendo com que as pessoas desenvolvam cuidado consigo próprio, com a alteridade e participar da superação da crise que enfrentamos e que ameaça a sobrevivência da vida no nosso planeta”.
O iluminado ELYDIO partiu cedo para outra dimensão, no auge da sua carreira brilhante, em 2013. Seis anos sem o MESTRE! Deixou uma lacuna difícil de ser preenchida e imensa saudade nos que tiveram a graça de com ele conviver… e beber na fonte de sua imensa sabedoria!

  • “Elydio fazia questão de dividir os seus conhecimentos com quem estivesse disposto a dialogar com ele...”