Empresas fazem prestação de contas em reunião do Conselho do Trabiju

O Conselho Gestor do Parque Natural Municipal do Trabiju se reuniu na terça-feira (4), no auditório da Prefeitura, para assistir à prestação de contas das empresas que estão trabalhando nas obras de melhorias para o Parque. Essas obras estão sendo realizadas no local graças a um recurso da Câmara de Compensação Ambiental, na qual o Parque do Trabiju foi contemplado.

A primeira apresentação foi da empresa Sollus Engenharia, que está realizando no Parque as obras de reforma da guarita da portaria, além da reconstrução de uma casa que havia no local, para ser transformada em alojamento de pesquisadores. A empresa construiu, ainda, uma sala de pesquisas, que atenderá também os estudantes que visitam o local. Tanto o alojamento quanto a sala de pesquisas possuem acessibilidade.

Em seguida, a Natural Engenharia apresentou um plano de utilização e recuperação das trilhas existentes atualmente no Trabiju. A intenção é, além das melhorias necessárias como sinalização, remoção de troncos, análise do grau de dificuldade das trilhas, manutenção de pontes e degraus, levar também a acessibilidade às trilhas, beneficiando tanto as pessoas com deficiências múltiplas como os idosos que visitam o Parque.
A terceira apresentação do dia foi da empresa Visão Local, que realizou a instalação de câmeras Full HD pelo Parque e luminárias de led. Algumas câmeras, inclusive, podem ser acessadas por meio de um aplicativo de celular, disponível somente para os órgãos de segurança, e que mostram o Parque em tempo real. Além das câmeras, estão sendo instalados alarmes sensoriais que dispararão diretamente para as autoridades competentes.

A última apresentação foi da empresa Mapa Topografia, que está realizando o levantamento planialtimétrico da área de uso comum do parque, além de todo o levantamento topográfico das trilhas – o que possibilitou que hoje existam mapas de todas as trilhas do parque – e o georreferenciamento do perímetro do Parque, para a definição do tamanho real do Parque.

De acordo com o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, a intenção de realizar essa prestação de contas durante a realização das melhorias é dar transparência em todo o processo e para que o Conselho Gestor possa acompanhar o andamento dos serviços, sugerindo as modificações que considere necessárias.