Encontrar profissionais qualificados é o maior desafio nas contratações do setor de tecnologia da informação

Especialistas do Senac Pindamonhangaba analisam as áreas em ascensão e o perfil profissional desejado pelas empresas

O setor de tecnologia da informação empregou no Brasil mais de 1 milhão de pessoas em 2018 e deve abrir 420 mil novos postos de trabalho até 2024. Mas a oferta de profissionais capacitados é de apenas 42 mil por ano, aponta o Relatório Setorial de TIC 2019 da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação¹ (Brasscom).
Segundo a publicação, os subsetores de software e serviços são os que possuem maior potencial de crescimento para os próximos anos. Com tantas perspectivas de vagas, a formação de qualidade, atual e objetiva será um fator determinante para quem deseja ingressar ou recolocar-se no mundo do trabalho.
Para Luan Rafael dos Santos, docente da área de tecnologia da informação do Senac Pindamonhangaba, os cursos técnicos podem ser a porta de entrada para o mercado. “Eles oferecem amplo e eficiente contato com o que os empregadores entendem como necessário para a vida profissional. Além disso, são desenvolvidos para permitir vivências práticas e reais, com processos educacionais consistentes”, destaca.
Em Pindamonhangaba, a unidade Senac é uma das instituições que incentiva esse tipo de capacitação e atualmente está com inscrições abertas para o curso Técnico em Informática. Com duração de 21 meses, ele desenvolve nos alunos competências técnicas em manutenção de computadores, redes, desenvolvimento de software, criação de web sites, e complementa a bagagem pessoal e profissional do estudante de acordo com as principais tendências e exigências do universo de TI.
“Características como proatividade, comunicação e liderança vêm sendo decisivas nos processos de contratação. Sendo assim, o planejamento de uma carreira deve considerar esses aspectos e ser direcionado a uma área com a qual o profissional se identifique”, afirma Diogo Fragoso da Silva, docente da mesma área na unidade. “Data Science (estudo disciplinado dos dados e informações inerentes a um negócio), IoT (Internet das Coisas), IoE (Internet de todas as coisas), Machine Learning (automatização de modelos analíticos) e DevSecOps (processo integrado entre desenvolvimento de sistemas e operações de TI) são áreas promissoras”, finaliza.