Encontro do programa “Mesa Brasil” homenageia doadores e beneficiados de Pinda

Empresas doadoras e entidades beneficiadas pelo programa “Mesa Brasil” foram homenageados pelo Sesc – Serviço Social do Comércio, em Taubaté, na quarta-feira (22). Entre os homenageados estava a empresa Tenda Atacadista e as instituições beneficentes Lar Irmã Julia, Lar Irmã Teresinha, Lar São Vicente de Paulo e SOS (Serviço de Obras Sociais), todos de Pinda. O evento também contou com a presença da Diretora de Assistência Social do município, Ana Paula Almeida Miranda, que representou o prefeito Isael Domingues.
O programa “Mesa Brasil Sesc São Paulo” é uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e as instituições sociais, por meio da coleta e da distribuição de alimentos que seriam descartados e que são enviados a locais onde fazem a diferença. Com 22 anos de existência, o programa visa o fortalecimento das instituições sociais e a melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas, oferecendo de forma sistemática ações educativas como cursos, treinamentos e oficinas.
A gerente da unidade de Taubaté, Eliana Ribeiro de Lima fez a abertura do evento e falou sobre a importância da interação e da participação da sociedade em programas como o Mesa Brasil. “Nós oferecemos a logística e uma estrutura para que o alimento chegue a quem precisa, mas a peça fundamental são as empresas, que se conscientizam e passam a doar o que sobra, para atender aos necessitados”, destacou ela.

Ajuda necessária

Para Neide Aparecida Viana, representante do Tenda Atacadista de Pinda, a participação no programa é gratificante. “Quando fazemos a separação dos produtos perecíveis, muita coisa que antes ia direto para o lixo, agora é reaproveitada e útil para diversas pessoas. Ficamos felizes por fazermos parte desta corrente do bem”, afirmou.
Na outra ponta do projeto, Dalva dos Santos Moraes, presidente do Lar São Vicente de Paulo, comemora o auxílio que recebe do Mesa Brasil. “Este projeto é uma dádiva de Deus. Há 10 anos somos auxiliados pelo programa e toda semana eles levam legumes, frutas e verduras que complementam a alimentação de nossos assistidos”, ressaltou.
Para a diretora de Assistência Social do município, Ana Paula de Almeida Miranda, o ‘Mesa Brasil’ é fundamental para Pinda. “A ação faz um atendimento de suma importância para instituições de acolhimento da nossa cidade, pois leva o alimento que seria desperdiçado para quem irá usá-lo. Ele é uma ponte entre quem tem e quem precisa”, disse ela.
Atualmente, o “Mesa Brasil Sesc de Taubaté” conta com cerca de 30 empresas de médio e pequeno porte, supermercados, padarias, quitandas e produtores rurais. E ainda bancas dos Mercados Municipais e de feiras livres. O programa atende 47 instituições sociais cadastradas, em cinco cidades da região: Taubaté, Tremembé, Guaratinguetá, Pindamonhangaba e Campos do Jordão.

  • A diretora de Assistência Social, Ana Paula de Almeida Miranda (segunda da dir. para a esq.), ao lado de representantes de entidades doadoras e beneficiadas do programa “Mesa Brasil Sesc”