Escola Eunice Bueno representa Pinda em jogos escolares

A terceira fase dos Jeesp – Jogos Escolares do Estado de São Paulo – terá Pindamonhangaba como representante da região em três categorias, futsal masculino, xadrez e voleibol feminino.
A escola Eunice Bueno Romeiro chegou à terceira fase dos jogos com a equipe de futsal e na categoria individual de xadrez. Por ser uma escola de período integral, são desenvolvidas várias atividades, como os clubes. O de xadrez foi organizado pelos próprios alunos, que hoje ‘passam o legado’ para os estudantes mais novos, já que os fundadores do clube estão no 9º ano do ensino fundamental e vão se formar.
Em 2015 a equipe de xadrez venceu na primeira fase, disputada entre as escolas da cidade. Segundo a professora Rosânia Seixas Nunes Schmidt, a participação no clube e nos jogos ajuda os alunos. “O Kevyn (competidor do xadrez) era um aluno bem inibido, e as atividades ajudaram muito na desenvoltura dele. Hoje a gente o vê com um espírito de liderança maior, com mais interação com os outros”, conta.
O futsal atrai muitos estudantes e também tem um clube. Atraindo sempre muitos meninos, os bons resultados vêm despertando interesse até nas meninas, que já pediram para a professora que inscrevesse um time feminino nos jogos. Em 2014 a equipe da escola ficou em 3ª lugar na categoria em Pinda.
Para Maria Mazarello Zaggo Mello Barros, diretora da instituição, os frutos das boas colocações nos jogos não ficam apenas para os competidores. “Conquistar esses bons resultados é importante tanto para os alunos que competem, como também para os outros, que se identificam com essas vitórias. A escola tem a parte de valores, agregados a disciplina exigida para os esportes consolida cada vez mais a escola”, afirma.
A próxima fase dos jogos será do dia 11 ao dia 20 de agosto, em Taquaritinga.

Imagens: Divulgação
  • Kevyn em treinamento intenso
  • Kevyn com a professora e a diretora da escola
  • Time de futsal da escola