Escola Municipal do Araretama realiza projeto e oficina de artes As crianças e os familiares passam por momentos prazerosos de aprendizado

Colaborou com o texto
Jennifer Gonçalves

A Escola Municipal Professor Elias Bargis Mathias desenvolveu um projeto e uma oficina que estimulam a interação da família com a escola, além de despertar o interesse das crianças por arte e trabalhos manuais.
O primeiro é o Projearte, desenvolvido pela professora Márcia Mira, que conta com a participação voluntária do professor de dança e teatro Renan Wisney Teixeira e tem sido aplicado nas aulas com os alunos do 3°ano C.
O projeto acontece com a participação de pais e alunos. Nas últimas semanas, os familiares das crianças têm comparecido à escola em horário de aula para participar das atividades. Entre os trabalhos desenvolvidos, eles participam da pintura de retalhos para a confecção de colchas de retalhos, almofadas e quadros que serão sorteados entre os alunos.
A professora Márcia acredita que o projeto será um apoio para o ensino dentro de sala de aula. “O projeto visa despertar nos alunos o interesse, a atenção, o estímulo para uma aprendizagem consciente, significativa e prazerosa, por meio da pintura, música, dança e do teatro”, explica.
Uma das mães que mais participou do projeto, auxiliando o seu filho Rafael e outros alunos que os pais não puderam comparecer, Regina Célia Primo de Carvalho, avalia a iniciativa como positiva. “É um aprendizado muito gostoso, conhecer melhor os professores, a escola, ver a carinha do meu filho, e poder ajudar as outras crianças”, completa.
Já a oficina “Arte em família na escola”, é desenvolvida com os alunos dos 4°anos A e B das professoras Nair Rodrigues Moraes e Rosangela Gregório. A oficina de arte envolve os pais e filhos desenvolvendo técnicas de pintura em tecido com materiais acessíveis e de baixo custo, como giz de cera.
“Os recursos oferecidos pelo professor e sua mediação possibilitam a ampliação e enriquecimento das crianças de maneira prazerosa e significativa”, avalia a professora Rosangela Gregório, mediadora da oficina.