Escola Municipal e Cmei no “Bem Viver” são inauguradas

A Prefeitura de Pindamonhangaba inaugurou, na sexta-feira (3), a Escola Municipal e o Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) do “Bem Viver”. O Centro Municipal de Educação Infantil recebeu a denominação de ‘Professora Ruth Dóris Lemos”; a Escola Municipal de “João Kolenda Lemos”. Entre seus feitos na área educacional, o casal foi o fundador do Ibad – Instituto bíblico das Assembleias de Deus, localizado no bairro Santana, em Pindamonhangaba, há mais de 50 anos.
A cerimônia de inauguração dos dois equipamentos foi realizada na escola, com a presença de familiares dos homenageados, ex-alunos do Ibad, autoridades municipais e as equipes que compõem a escola e o Cmei. O evento foi marcado pela emoção, com lembranças felizes daqueles que conviveram com o casal, e pela demonstração de fé dos convidados que fizeram uso da palavra.
A família do casal Kolenda Lemos foi representada por seus filhos, o pastor Mark, que atualmente está à frente do Ibad, pastora Rebecca e pastora Rachel. Outro momento de destaque foi uma improvisação, pelos ex-alunos do Ibad, que cantaram o hino da instituição. Os pastores Luiz Otávio Palhari e Euclides Vaz Júnior também levaram sua palavra em homenagem ao casal Kolenda Lemos.
O prefeito Isael Domingues lembrou sobre a importância do exemplo de determinação, pioneirismo e moral do casal homenageado, que servirá de inspiração tanto para a escola quanto para o centro de educação infantil, ambos construídos para atenderem as crianças moradoras do residencial “Bem Viver”.
Os homenageados
Ruth Dóris Lemos e João Kolenda Lemos fundaram o Ibad em 1958. Ela, norte-americana, e ele, natural do Rio Grande do Sul, casaram-se após a formação do pastor, no Seminário de Teologia das Assembleias de Deus, nos Estados Unidos. Ela era formada em teologia.
Nos primeiros anos do Ibad, Ruth Dóris lecionou inglês. Já João Kolenda Lemos lecionou na instituição, ininterruptamente, desde sua fundação, por 50 anos.
A missionária Ruth Dóris faleceu em 2009, um ano depois do Jubileu de Ouro – 50 anos – do Ibad. O pastor João Kolenda faleceu em dezembro de 2012. É considerado um dos pioneiros na área da Educação Teológica das Assembleias de Deus no Brasil.

  • Inauguração dos espaços educacionais aconteceu na última sexta-feira (3)