Escola Municipal Maria Zara realiza entrega das revistas do “Projeto Território”

Colaborou com o texto:
Bruna Silva

Na última terça-feira (12), a Escola Municipal Professora Maria Zara Miné Renoldi dos Santos, do bairro Jardim Cristina, realizou a entrega das revistas desenvolvidas pelo ‘Projeto Território’. O momento contou com a participação dos professores, alunos e responsáveis.
O evento carregou o tema: “É tempo de valorizar… É tempo de celebrar!”, tendo em vista a homenagem às professoras Eunice Teresinha de Ávila Prado e Maria Lúcia Antunes Pedrosa, que deixaram a unidade de ensino, pois se aposentaram, e que muito contribuíram para a aprendizagem dos alunos.
“Também foi homenageada a patrona da escola, a querida Professora Maria Zara Miné Renoldi dos Santos. Neste evento, com grande alegria comunicamos que a aluna Mariana Yuki Shimada de Faria, do quinto ano A, foi destaque, pois participou e ficou em primeiro lugar no concurso realizado pela Secretaria de Educação, com a produção de uma poesia que fará parte capa do caderno oferecido pela prefeitura no próximo ano letivo”, comentou a gestora da unidade, Catarina Prado.
A finalização do evento foi com a entregada da revista do ‘Projeto Território’, que apresenta o trabalho realizado com os alunos na escola. Catarina explica que a revista território foi elaborada a partir de registros de projetos realizados pela equipe escolar durante os anos de 2017 e 2019, além de ter biografia da Profª Maria Zara, há também um acervo de fotos e registro da comunidade demonstrando o envolvimento e parceria nos projetos realizados.
Neste primeiro momento, a revista foi distribuída aos professores homenageados presentes no evento, aos alunos dos quintos anos que estão saindo da unidade, aos membros do Conselho Escolar, aos pais e funcionários. Após nova tiragem de exemplares as revistas serão distribuídas para os todos os alunos.
“Projeto Território”
O “Projeto Território” conta com detalhes as histórias das escolas e de seus patronos, além de fazer uma exploração sobre o que há nos bairros. Mais do que isso é uma maneira de conhecer de maneira mais profunda ambiente em que se vive.
Após coleta das informações, o projeto tomou forma de revista, em que todo conteúdo foi elaborado pela comunidade escolar. No projeto há a apresentação das atividades desenvolvidas pelos alunos e professores como: Passeatas contra a dengue, Campanha do Agasalho, Feira de Ciências e Conhecimento, Plantio de Árvores e Horta Escolar.
A proposta do projeto foi também fazer um estudo amplo sobre a comunidade em que as crianças da Rede Municipal estão inseridas, bem como elas pensam, agem e sentem, além de poder encontrar meios que aprendam cada disciplina utilizando o contexto sociocultural – o território – como referência.
As versões impressas das revistas começaram a ser entregues, ainda em 2018, às gestoras das unidades dos bairros: Triângulo, Feital, Castolira, Crispim e Cruz Pequena.