Escola recebe palestra do artista plástico Francisco Machado

Os alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio da EE Professora Escolástica Antunes Salgado tiveram uma aula de artes diferente. O artista plástico e servidor público Francisco Machado realizou uma palestra e oficina intitulada “O Cartum como mais uma ferramenta para a Educação”.
Os participantes puderam aprender um pouco sobre a história do cartum e sua origem, as diferenças existentes nas modalidades de desenho cômico (cartum, charge e caricatura), personagens dos cartunistas de destaque mundial e nacional, como Walt Disney, Maurício de Souza, Bill Watterson, Quino, Jim Davis, Charles M. Schulz e Ziraldo bem como uma análise das habilidades estimuladas aos leitores.
Após a explanação teórica, houve uma oficina de cartum – que permitiu aos alunos a oportunidade de aprender criar esboços, desenhar expressões, rostos e animal. Os processos para criação de Tiras e HQs, sua estrutura e seus objetivos também foram assuntos abordados. Como atividade final cada aluno desenvolveu uma tirinha de tema livre.
“Sem dúvida, foi uma aula inesquecível! Os alunos demonstraram talento e simpatia. Agradeço a professora Tatiane, carinhosamente conhecida por professora Tati, e a diretora Célia pelo convite”, disse Francisco.

Imagens: Divulgação
  • "O cartum como mais uma ferramenta de Educação" foi a temática