Escola Serafim Ferreira – Sr. Sara realiza ‘Projeto Educação Emocional’ para alunos e funcionários

Durante o mês de maio, a Escola Municipal Serafim Ferreira – Sr. Sara tem realizado encontros com professores, funcionários e alunos, abordando o tema Educação Emocional, com o objetivo de oferecer elementos para a continuidade do autoconhecimento, pertencimento institucional, alinhamento de trabalho entre as equipes escolares, compreensão dos limites humanos – pessoais e familiares, entre outros valores desenvolvidos sob o tema.

No período de 16 a 30 de maio, os professores participaram de três encontros, onde a consultora de Tecnologia e Educação Paola Cicarelli, tratou sobre sentido e propósito nas ações pedagógicas em sala de aula; os encontros também consistiram em uma roda de formação humana, norteada pelo senso de empoderamento feminino, deixando claro, segundo ela, a urgência de eliminarmos a autoanulação em relação ao trabalho, família e outras demandas que absorvem a figura feminina.

No dia 26 de maio, os funcionários receberam a equipe de Psicologia e Assistência Social da Secretaria Municipal de Educação, Ana Lídia da Costa Oliveira Gonçalves e Amanda Cristina Dias, respectivamente, conduziram encontros de modo técnico e afetivo, proporcionando uma melhor compreensão sobre pertencimento institucional, atuação ética e equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.

No período de 30 de maio a 7 de junho, a professora da Rede Municipal de Educação e, também, estudante de Psicologia, Danielle Borges, tem realizado junto aos alunos, curtos encontros periódicos, sob o tema “Educação Familiar”, conscientizando alunos do seu lugar no ambiente familiar, seu limite e possibilidades na relação familiar.

Segundo o diretor escolar, Rodrigo Tarcha Amaral de Souza, “esse tema é importante para a continuidade do desenvolvimento humano de cada membro da unidade escolar, além de estar diretamente ligado ao campo pedagógico, favorecendo que professores, funcionários e alunos estejam alinhados e comprometidos com a educação”. O diretor ainda completa dizendo que o projeto Educação Emocional ainda continuará em uma próxima etapa, envolvendo a comunidade educativa.

Para a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “esse projeto é de suma importância para a escola como instituição, para ajudar todos a construírem relações seguras dentro e fora do ambiente escolar e de trabalho”.

  • Divulgação Encontros também tiveram roda de formação humana, norteada pelo senso de empoderamento feminino