Escolas de Pinda participam do Encontro de Iniciação Científica

Colaborou com o texto:
Víctor Belmonte
Na última quinta-feira (21) foi realizada a quinta edição do Encontro de Iniciação Científica (Enic), na categoria Júnior, para estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, na Universidade de Taubaté, no campus de Engenharia Mecânica (Juta).
O encontro reuniu escolas de toda a região, com instituições públicas e particulares de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava, Tremembé, Guaratinguetá, entre outras cidades.
Os alunos, juntamente do professor orientador, apresentaram o trabalho em diferentes áreas, sendo as mais escolhidas ciências humanas e ciências exatas. Os trabalhos poderiam ser de qualquer tema, que fora escolhido previamente no ato da inscrição. Muitos foram de temas atuais, como prostituição, homossexualidade e discriminação, mas também foram apresentados temas adversos como bruxaria e educação nazista.
Foram mais de 300 trabalhos na categoria oferecendo um ambiente de compartilhamentos de conhecimentos. Durante as quatro horas de evento, alunos e visitantes puderam aprender sobre temas que mais lhe interessavam.
De Pindamonhangaba, o Colégio Objetivo participou na área de ciências exatas; a escola José Wadie Milad na área de humanas e o Anglo participou de várias áreas.
“Foi uma experiência inovadora, algo que eu nunca tinha imaginado no Ensino Médio. Aprendi novas formas de pesquisas e análises de trabalhos, vou poder usar em qualquer área”, disse Mariana Mattos, da escola Milad, que ainda falou da dificuldade de achar conteúdos sobre a pesquisa: “Achar conteúdo em português foi a maior dificuldade, pois é uma área que não é muito estudada no Brasil, e por isso grande parte da pesquisa teve que ser traduzido”.
Todos os trabalhos passaram por criteriosas avaliações, foram avaliadas a performance da apresentação e as informações, e o visual do banner. Os avaliadores foram professores e alunos de faculdades de diversas áreas.
“Apesar de ser do Ensino Médio, tinham alguns trabalhos com nível muito elevado, e poderiam ser apresentados em faculdade. Os temas foram muito diversos, e interessantes. As expectativas foram atingidas, tanto dos trabalhos quanto do público que compareceu”, contou o avaliador Vinicius Haniel Barbosa.
Os jovens que apresentaram as suas propostas poderão levar consigo o aprendizado de uma iniciação científica ainda no Ensino Médio, o que pode ser usado como experiência para um futuro trabalho de iniciação científica que venham a fazer.

  • Muitos trabalhos foram sobre temas atuais, como prostituição, homossexualidade e discriminação