ESF Castolira inicia atividades segunda-feira em espaço revitalizado e ampliado

A ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Castolira inicia segunda-feira (29), a partir das 10 horas, suas atividades em um espaço totalmente revitalizado, readequado e ampliado, para melhor atender a população do bairro e região.
A unidade do ESF do Castolira inicialmente foi construída com paredes e tetos de garrafa pet, sem nenhuma acessibilidade e oferecendo condições precárias de trabalho para a equipe e o paciente, pois a parede de pet não permitia a instalação de aparelho de ar condicionado e o teto não aguentava a instalação de ventiladores. Além disso, os pacientes não tinham privacidade.
Para solucionar este problema, o antigo prédio da biblioteca municipal do bairro foi incorporado à unidade de saúde e foi possível fazer um local com todas as condições de trabalho e atendimento, acessível, com mais espaço e organização. Assim, a unidade hoje conta com mais consultórios médicos, sala de vacina, consultório adequado para a enfermagem, espaço para esterilização, para procedimentos simples e para curativos contaminados, sala de reunião, seis banheiros, inclusive adaptados a pessoas com necessidades especiais, entre outros.
O prédio agora recebe o nome de Maria Bernardete Ultramari Rosa, que foi funcionária concursada dedicada do ‘postinho’ – como é carinhosamente conhecida da unidade – desde 2005. Ela faleceu em janeiro deste ano.
Nascida em 21 de agosto de 1958, em Pindamonhangaba, no bairro dos Correias, Maria Bernardete foi primeira filha, neta e sobrinha. Seus pais Virgílio Rosa e Maria Apparecida Ultramari Rosa. Sua infância com seus quatro irmãos, foi no bairro do Crispim.
Quando seu pai faleceu, em julho de 1987, assumiu junto com a mãe, as responsabilidades da casa, sempre preocupada com a família, desde pequena. Uma pessoa com coração enorme, ajudando a todos que precisavam.
Formada em duas faculdades: Administração e Assistência Social. Não parou de estudar, pois seu sonho era ser assistente social – dizia que assim poderia ajudar mais as pessoas. Deixou um legado de amor, generosidade e dedicação.
A ESF Castolira fica na Rua Iracema Pereira Resende s/n.

  • Créditos da imagem: Divulgação