Espetáculo de dança encanta público

COLABOROU COM O TEXTO: Joyce Dias
***

A noite do último sábado (22) foi de muita dança no Espaço Cultural Teatro Galpão com a apresentação da São Paulo Companhia de Dança (SPCD). “Superou minhas expectativas”, foi o que a Fabíola Rodrigues, 17 anos, falou sobre o espetáculo, que foi gratuito, em comemoração ao aniversário de Pinda e ao Dia Municipal da Cultura e da Paz (25 de Julho). “Eu gostei da oportunidade de ter um espetáculo assim: gratuito e aberto ao público, achei tudo muito legal”, acrescenta Fabíola.

O evento, ocorrido às 20 horas, apresentou coreografias variadas, passando pela dança clássica e contemporânea. A noite começou com a coreografia Pivô, de Fabiano Lima, com uma obra que dissemina a dança contemporânea com uma bola de basquete. A segunda coreografia foi o Grand Pas de Deux, de Dom Quixote, que revelou a beleza da dança clássica, com uma coreografia técnica e artística.

“Tanto o Pivô quanto o Dom Quixote são obras que trazem essa ligação e conexão pela ideia de superação dos limites corporais através do movimento”, disse Inês Bogéa, diretora artística da companhia.
Em seguida, a dança dos bailarinos da SPCD (São Paulo Companhia de Dança) transpareceu a relação do homem com a natureza. Gnawa, de Nacho Duato, mostrou os quatro elementos (água, fogo, terra e ar) com uma coreografia que revelou contrastes e harmonias do homem com a natureza.

A SPCD foi criada em 2008 pelo Governo do Estado de São Paulo e já passou por 15 países diferentes e 110 cidades, já foram mais de 580 apresentações. “Pra gente é uma alegria estar dançando aqui no estado de São Paulo, nós nos sentimos em casa. Já viemos uma vez, mas oferecemos uma oficina e fomos muito bem recebidos. Então esperamos esse mesmo calor e alegria do público para celebrarmos juntos o aniversário da cidade”, revelou Inês.

A companhia de dança é mantida pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerida pela Associação Pró-Dança. A apresentação teve apoio da prefeitura.

Imagens: Divulgação
  • Coreografia do espetáculo que apresentou técnicas da dança clássica e contemporânea