Espetáculo teatral de Pinda ganha prêmios em festival estudantil

A peça desenvolvida por adolescentes da cidade saiu com cinco troféus do “1º Festac”

Colaborou com o texto:
Dayane Gomes

A “Cia. Tesperiana” participou da primeira edição do “Festival de Teatro Arte em Cena” (Festac), realizado de 21 de abril a 5 de maio, em São Paulo. O grupo cênico tem representado o município em diversos concursos artísticos do País, contando com a direção de dois voluntários e a atuação de jovens do bairro Feital. O resultado da participação no evento focado em estudantes veio na forma de sete indicações e cinco premiações da obra “Alice no Subterrâneo”.
A companhia teatral nasceu em um projeto social e segue atuando por meio da parceria com a iniciativa “Escola da Família” da Escola Estadual Profª. Yolanda Bueno de Godoy. Voluntariamente, Renan Teixeira e Maíra Fróis dirigem os trabalhos criativos com os adolescentes que se apresentaram no “1º Festac”, no dia 28 de abril. A participação na programação do concurso se deu com o espetáculo “Alice no Subterrâneo”, que consiste em uma releitura dos personagens de Lewis Carroll dentro do alucinante mundo das drogas, da qual o objetivo é levar à reflexão sobre o processo de escolhas e os caminhos na puberdade.
No dia do encerramento do festival efetivado na Mooca, o grupo de Pindamonhangaba venceu nas categorias: “Melhor Cenografia”; “Destaque: Trabalho Social”; “Destaque: Autonomia de Grupo e Sustentação da Temática”; “Melhor Atriz” e “Atriz Revelação”. Para Nathalia Mendrott, este é o quarto prêmio de melhor atriz pela personagem Alice. “Fico pasma, às vezes não acredito que seja comigo”, contou emocionada.
Já Julia Foroni foi a premiada como revelação feminina do “1º Festival de Teatro Arte em Cena”. “É difícil descrever em palavras. É uma mistura de orgulho com gratidão, com agradecimento a todos da cia e ao cuidado dos professores que desenvolveram comigo cada ponto desse personagem”, reconheceu a jovem.
Além dos troféus, a obra teatral “Alice no Subterrâneo” também recebeu indicações de: “Melhor Sonoplastia” (Renan Teixeira); “Melhor Figurino” (Maíra Frois); “Melhor Maquiagem” (Wesley Gustavo); “Melhor Iluminação” (Wesley Silva); “Ator Revelação” (Lucas Caetano); “Melhor Proposta Pedagógica” e “Direção Revelação” (Renan Teixeira e Maíra Fróis).
“Bem além das premiações o que fica para cada um de nós que estamos nessa caminhada com o teatro estudantil é o momento mágico que vivemos nas relações com outros grupos e festivais”, afirmou o diretor Renan Teixeira, diretor e fundador da “Cia.’ Tesperiana”. Inclusive, o viés da proposta pedagógica da associação artística firmou o agendamento de apresentações em escolas estaduais de Pinda, Taubaté e São José dos Campos.

  • “Alice no Subterrâneo” traz reflexões sobre processos de escolhas e caminhos na puberdade