Estudante de Pinda vence concurso nacional de obras literárias

A estudante Rafaela Santiago Ribeiro, do Colégio Progressão de Pindamonhangaba, conquistou o primeiro lugar no concurso de obras literárias promovido pelo Sistema de Ensino Poliedro em todo o país. A iniciativa valoriza as produções artísticas dentro das escolas.
Com a obra “Crônica Solúvel”, a aluna da 3ª Série do Ensino Médio obteve a primeira colocação na Categoria IX – Crônica.
Rafaela, que se prepara para prestar vestibular em Medicina, conta que a conquista foi surpreendente. “Apesar de gostar muito de escrever, eu não sou familiarizada com crônicas literárias. Então eu fiz o texto como uma atividade escolar, mas não tinha esperanças de vencer. Foi uma surpresa maravilhosa!”. Ela já participou com concurso literário em 2016, quando ficou em 9ª lugar.
Em sua 5ª edição, o concurso deste ano teve como proposta estimular ações que possam expressar a arte no contexto social a partir do tema “Somos Água”. O intuito é aprofundar os conhecimentos dos estudantes sobre o 6º objetivo da Organização das Nações Unidas (ONU) para transformar o mundo: Água Potável e Saneamento, que tem como meta assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e do saneamento para todos até 2030.
Para o coordenador do colégio, Felipe Gomes, a conquista é um reflexo do trabalho desenvolvido na unidade. “Nós acreditamos na formação social dos nossos alunos e esse olhar para as questões da sociedade, aliado à capacidade de se comunicar com o mundo, é vital para o sucesso dos estudantes. Nossa meta é formar cidadãos conscientes e atuantes na comunidade em que estejam inseridos”, destaca ele.
Os trabalhos foram avaliados por comissões julgadoras especializadas e os vencedores receberão prêmios exclusivos para cada área, como medalhas e certificados. A ação promove o incentivo à produção de desenho, fotografia, vídeo e obras literárias.

  • Rafaela foi premiada com o texto “Crônica Solúvel”, sobre o tema “Água”