Estudantes da Rede Estadual participam de visita educativa a museus da capital

Realizado pela “Parceiros da Educação”, projeto leva alunos da Escola Estadual Ryoitti Yassuda a quatro museus e centros históricos.

Aliar cultura e educação em uma única experiência. Com essa proposta, a “Associação Parceiros da Educação”, com apoio da “Tomara Educação e Cultura”, lançou o projeto “Conexões Culturais: museu, comunidade e escola”, que levará, no início de novembro, estudantes da Rede Estadual de Ensino de Pindamonhangaba a quatro museus localizados na capital paulista.
Os alunos do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Ryoitti Yassuda visitarão a Pinacoteca de São Paulo, o Museu Afro Brasil, o Memorial da Resistência de São Paulo e o Museu da Imigração do Estado de São Paulo.
“Os quatro museus foram selecionados para possibilitar o alinhamento das visitas ao conteúdo curricular e fomentar debates entre os estudantes participantes”, explica a diretora executiva da “Parceiros da Educação”, Lúcia Fávero.
Antes e depois das visitas, os professores também serão subsidiados com guias e roteiros pedagógicos para que haja continuidade desse aprendizado em sala de aula.
Uma equipe pedagógica acompanhará os estudantes durante as visitas e terão o papel de reforçar os aspectos pedagógicos do projeto.
Além da escola de Pinda, participarão das visitas outras 19 escolas estaduais que já contam com o apoio da “Parceiros da Educação” localizadas na capital, região metropolitana e interior.
O projeto “Conexões Culturais: museu, comunidade e escola” é uma realização da “Parceiros da Educação” e da Tomara! Educação e Cultura por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC/ICMS – Governo do Estado de São Paulo) e conta com o patrocínio do Instituto Votorantim e apoio da Suzano Papel e Celulose e Grupo Pereira.

  • A Pinacoteca de São Paulo será um dos destinos dos alunos de Pindamonhangaba