Estudantes do Ensino Médio ganham Prêmio Por Excelência no Estudo

Aiandra Alves Mariano com colaboração de
Víctor Belmonte
***
Ao todo, 200 estudantes do Ensino Médio, de escolas das redes pública e privada em Pindamonhangaba, ganharam o Prêmio Por Excelência no Estudo. A premiação é feita pela Tenaris e já está na sua 11ª edição.
A solenidade contou com a presença de gestores e professores de 29 escolas que tiveram alunos premiados, além do prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues; do secretário municipal de Educação e Cultura, Júlio do Valle; e da dirigente regional de Ensino do Estado de São Paulo, Gicele de Paiva Giudice. Também compareceram: o presidente da Tenaris no Brasil, Renato Catallini; o presidente da Organização Techint, Roberto Vidigal; e a diretora de Recursos Humanos da Tenaris, Ivani Silveira.
Para Renato Catallini, presidente da Tenaris no Brasil, o prêmio é um reflexo da visão da empresa. “A Tenaris é comprometida com a Educação, pois sabemos que é através dela que poderemos melhorar a qualidade de vida da nossa sociedade”, afirmou ele.
A dirigente regional de ensino, Gicele de Paiva Giudice destacou a importância do prêmio como incentivador ao estudo. “Sempre digo que esse prêmio é o Oscar da Educação na nossa cidade. É importante que os alunos tenham mais esse estímulo para buscar a excelência na busca do conhecimento”.
Júlio do Valle, secretário de Educação, falou do papel social da Educação. “Principalmente no Ensino Médio, tudo o que é aprendido e assimilado será determinante no futuro desses jovens. Melhorar e estimular essa busca pelo aprendizado é fundamental na formação de cidadãos conscientes e atuantes dentro da sociedade”, ressaltou.
Desde 2007, e contando com o evento deste ano, 2.091 prêmios já foram entregues a alunos do Ensino Médio de escolas estaduais, particulares e uma de Ensino Técnico de Pindamonhangaba – rede que reúne no total, cerca de oito mil alunos.
Na edição deste ano, os 200 melhores estudantes que alcançaram os requisitos para a premiação com base no ano letivo 2016 foram contemplados com um certificado e uma premiação de R$ 1.300 cada.
A estudante Yara Francine Figueiredo, da Escola Estadual Prof. Wadie Milad, está no 3º ano do Ensino Médio e ganhou o prêmio pela segunda vez, referente ao seu desempenho no 2º ano. “Me sinto uma pessoa muito privilegiada por estar ganhando esse prêmio. Acho que é um estímulo muito bom para estudarmos e termos um futuro melhor. Eu incentivo a todos os meus amigos a se esforçarem para ganhar esse prêmio”, contou.
Para chegar ao prêmio, os estudantes precisam registrar média mínima 9,0 em todas as matérias, respeitarem o limite máximo de 15 faltas não justificadas por ano e apresentarem boa disciplina (critérios referentes ao ano letivo de 2016). A iniciativa tem como objetivo estimular e incentivar os estudantes que apresentam um excelente desempenho escolar durante o ano letivo anterior.