Estudantes entregam cartas para motoristas durante blitz educativa de trânsito

COLABOROU COM O
TEXTO: Joyce Dias

Alunos do quarto ano da Escola Municipal Vito Ardito, do bairro Araretama, participaram durante a manhã de terça-feira (27), de uma blitz educativa de trânsito e entregaram cartas escritas por eles mesmos com dicas de segurança para os motoristas. O objetivo desta realização é sensibilizar os motoristas e despertar nas crianças a importância deles para a conscientização de um trânsito seguro.
A iniciativa é do projeto Edutran, realizado pelos agentes de trânsito da Prefeitura de Pindamonhangaba, que ministram aulas para nove escolas do município, abordando temas de segurança no trânsito.
O projeto Edutran ofereceu para os estudantes cerca de 15 aulas teóricas e lúdicas durante o primeiro semestre, abordando temas como travessia de rua, cinto de segurança, sinalização de trânsito, brincadeiras de rua, ciclistas, pipas e linhas cortantes. Ao final do curso, os alunos escreveram uma carta, que foi entregue aos motoristas durante a blitz educativa de trânsito, que aconteceu em frente à base da PM, no bairro Araretama. As cartas serão também analisadas para participarem de um concurso de redação.
No final do ano, acontecerá uma formatura com todas as escolas participantes do projeto e será divulgado durante o evento o resultado do concurso. Os alunos que se destacarem com suas redações serão premiados.
“Nosso objetivo é que as crianças tenham segurança agora e que passem esse aprendizado para a família deles também. E para quando eles forem tirar a habilitação, eles sejam motoristas melhores”, explica o responsável pelo Edutran, José Ouverney Júnior, ao falar da finalidade do projeto.

  • Estudantes entregaram cartas aos motoristas e os alertaram quanto a importância da segurança no trânsito