Evento no Sindicato dos Metalúrgicos facilita exames para homens

Em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba e Espaço Zen Terapias, o Sindicato dos Metalúrgicos promove, nesta sexta-feira (25), das 9 às 16 horas, o Dia da Saúde do Homem.
O evento é gratuito, aberto à população e faz parte da Terceira Semana Municipal de Saúde do Homem – Novembro Azul, realizado pela Secretaria de Saúde.
Às 15 horas vai ter um bate-papo com os temas câncer de próstata, terapias alternativas e papéis sociais do homem.
Durante todo o evento, haverá aferição de pressão arterial, panfletagem e distribuição de preservativos. Enfermeiras da Secretaria de Saúde estarão entregando pedidos para vários tipos de exames, como o exame de próstata – PSA, triglicérides, diabetes, colesterol, DST/Aids, que normalmente os homens teriam que passar por consulta médica para conseguir.
Segundo o sindicalista Marcelo Bitencourt – Pepeo, secretário de Saúde da FEM-CUT/SP, vários sindicatos da CUT no Estado tem ações programadas para o Novembro Azul. “Em Pinda, conseguimos parceria com a Prefeitura, acredito que vai facilitar bastante o acesso. Essa falta de cuidado dos homens com a própria saúde é uma questão cultural que precisa mudar”, disse.
A sede do sindicato fica localizada na rua Sete de Setembro, 232, centro. O evento também conta com apoio da Dra. Tabata Bortman – nutricionista pós-graduada em oncologia, CR Centro de Desenvolvimento Humano, Instituto Lado a Lado e Unopar – Polo Pinda.

Imagens: Divulgação
  • Pepeo, Márcia Souza - uma das organizadoras, Luciano - Tremembé e Herivelto - Vela, em frente à fachada decorada para o Novembro Azul