Evento social une treinamento à conscientização em Pinda

“Treinão de Crossfit da Apae” movimentou o centro da cidade com interação pública

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
A aquarela social dispõe de uma variedade de cores muito além das representadas em laços de campanhas voltadas à consciencialização da população. Os laços concretos do movimento interativo entre o indivíduo e a sociedade na qual ele pertence carregam o tom da pluralidade, também conhecida como diversidade. Em setembro, uma tonalidade que circundou a primavera de 2018 foi o verde da inclusão social. Nesse enredado esverdeado, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Pindamonhangaba realizou seu primeiro “Treinão de Crossfit” em parceria com a Academia CrossFit Tyranno, na Praça Monsenhor Marcondes.
O emaranhado colorido do mês que se encerrou tinha, entre outros títulos, a nomeação “Setembro Verde” estampada na causa de inserção comunitária de pessoas com deficiência. Desta forma, seu último fim de semana contou com um encerramento comemorativo dos esforços contínuos que idealizam as missões da Apae durante todo o ano. Sendo que, a celebração foi um treino aberto de crossfit com cerca de 80 pessoas, incluindo crianças atendidas pela instituição, organizadores, funcionários dos dois pilares realizadores do evento e acompanhantes.

“A missão da Apae é a qualidade de vida dos pacientes e a luta por uma sociedade justa e igualitária para os deficientes” –

Fabiana Barne Luiz Ferreira, coordenadora da Área da Saúde da Apae de Pindamonhangaba

 

“As verdadeiras diferenças se encontram entre os que abraçam a paz e os que a querem destruir; entre os que olham para o futuro e os que se agarram ao passado, entre os que abrem os braços e os que fecham os punhos” –

Bill Clinton

EXERCÍCIO DA CIDADANIA

No dia 29 de setembro, na “Praça da Cascata”, a agitação de estímulo físico também incentivou a expansão das limitações sociais impostas a portadores de deficiência. “O acontecimento é importante para a conscientização da população dos direitos iguais e da inclusão social do deficiente na sociedade”, resumiu Fabiana Barne Luiz Ferreira, responsável pela Área da Saúde da Apae e organizadora do “Treinão de Crossfit” ao lado da diretora e da terapeuta ocupacional da entidade e do dono da academia apoiadora do evento.
De acordo com a plataforma “Ativo.com”, especializada em serviços e conteúdos voltados a atletas amadores, o crossfit é um método de treinamento que agrega diversas modalidades de atividade física e explora dez capacidades do corpo humano: resistência cardiorrespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Assim, o movimento coletivo do sábado envolveu alongamentos, práticas ativas globais, de propriocepção e também de coordenação motora. “Os exercícios foram realizados de acordo com a nossa clientela”, explicou Fabiana.

  • Atmosfera consciente e recreativa tomou conta do “Treinão de Crossfit da Apae”
  • Exercícios do treino aberto foram direcionados ao público-alvo
  • Comemoração do “Setembro Verde” aconteceu na praça Monsenhor Marcondes
  • Atividade coletiva propôs estímulos físicos e sociais entre os participantes
  • Ação reuniu pacientes, funcionários da Apae e da CrossFit Tyranno junto de acompanhantes