Exercendo nossa cidadania

Apesar de nossa democracia ter sido emancipada em 1988, já presenciou muitos atos de corrupção e o uso da máquina administrativa em favor de grupos políticos durante campanhas eleitorais além de abuso do poder econômico.

Isso mostra como nossa democracia ainda é muito frágil, sugerindo a necessidade de mudanças no sistema político do Brasil. Dessa forma, proporcionar disputas mais igualitárias, onde as escolhas dos candidatos sejam feitas pelas suas ideias e planos bem elaborados de governos.

Ainda que não seja certo afirmar que muitos candidatos só obtiveram sucesso nas eleições por terem gasto mais recursos em suas campanhas que outros, muitas pesquisas sugerem que a competitividade está ligada diretamente ao poder econômico das candidaturas.

Este ano vivemos um momento muito especial, com um único voto vamos escolher presidente, vice-presidente, governadores, vice-governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

Devemos fazer uma profunda reflexão e nos prepararmos para exercer nossa cidadania e direitos políticos.

O voto não é apenas exigência burocrática. Trata-se de um direito constitucional que permite interferir – por meio dos representantes eleitos – em temas com impacto direto sobre a vida da população.

Nossas opiniões precisam ser respeitadas no jogo político, contribuindo para o fortalecimento e a consolidação da democracia. Com um simples gesto valorizaremos nossa história.

Nosso voto fará toda a diferença!

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb. 56.011/sp
Presidente da AJOP