Exposição apresenta origens do Vale Histórico através das imagens religiosas

A história de diversas cidades do Vale do Paraíba está sendo contada através de imagens religiosas e de cunho popular em uma exposição sediada no Sesc de São José dos Campos. A mostra “Paulistinhas – Imagens de um Vale Histórico” está aberta ao público até o dia 8 de outubro.

A exposição conta com 50 peças do acervo do MAV – Museu de Antropologia do Vale Paraíba. As esculturas em barro queimado e de pequena estatura, que, pela primeira vez saem do Museu, apresentam os santos devotados e presentes no cotidiano de pessoas do final do século XVIII até o início do século XIX.
As “Paulistinhas” não nasceram com esse nome, foram assim denominadas muito tempo depois, pelos colecionadores de arte sacra e pelos antiquaristas. Batizadas por eles como “os paulistinhas”, por representarem santos com essa tipologia, são hoje denominadas por se tratarem de imagens religiosas de cunho popular, deixando-se de vê-las apenas como representação de santos e passando a entendê-las como objeto de arte. Sai de cena o sagrado – instrumento de devoção do culto religioso – e ganha status e reconhecimento como objeto artístico.

No final do século XVIII, durante todo o século XIX, e o começo do século XX, as imagens de santos vinham de Portugal, Pernambuco, Bahia ou Minas Gerias e eram muito caras.
Assim, os artistas de ordens religiosas se ocuparam em buscar alternativas para suprir esse mercado, que demandava santinhos a preços mais acessíveis e adequados aos pobres oratórios de madeira, por vezes feitos de caixotes reaproveitados, para as pessoas de baixa renda.
A exposição tem entrada franca e pode ser vista no Sesc São José dos Campos, na avenida Adhemar de Barros, 999.

  • A mostra conta com 50 peças do acervo do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba