Exposição inspirada em crianças encerra o ano com chave de ouro

O espaço cultural no saguão da Prefeitura encerra o ano em grande estilo. De hoje até a 21 de dezembro, um grupo de artistas plásticos renomados de Pindamonhangaba encabeça a última exposição do ano no local: Christina Lehmann, Fátima Gomes, Neila Cardoso, Sidnei Costa e a convidada Rita Brugger.
A exposição tem entrada gratuita e estará aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. O tema é “Crianças”, considerado pela artista Christina Lehmann como desafiador, mesmo tendo atuado na arte-educação por 33 anos.
“O tema pode ser explorado de diferentes formas: figurativo ou abstrato, bi ou tridimensional.Eu, Christina, optei pelo lúdico. Quando contemplo os pequenos e grandes brincarem pelo nosso jardim, o primeiro instrumento mágico é a bola, depois o movimento e o toque de controle. Como a natureza é parte vital para esta magia acontecer, as esculturas se encaixam melhor debaixo das árvores, no gramado, ao som dos pássaros, faça chuva, faça sol”, explicou.
Segundo Christina, a matéria prima das obras é a argila, extraída da terra, nas suas diferentes tonalidades, dependendo da composição mineral. Madeira e ferro fazem o papel da sustentação e fixação.
A artista conta ainda sobre o diferencial desta mostra. “Na maioria das vezes, obra de arte tem a advertência: ‘não tocar’. Estas são diferentes, devem ser tocadas, com carinho. Pela sua fragilidade, a intenção é motivar pais e filhos, adultos e crianças brincarem juntos”, revela.
“Ficamos honrados e agradecidos com o convite do professor Afonso Barone, em apresentar estes trabalhos aos amigos e visitantes no hall da Prefeitura de Pindamonhangaba”, finaliza.
Amigos integram
a exposição
Fátima Gomes tem sua participação desta vez como idealizadora e incentivadora. Neila Cardoso, com sua arte e poesia, numa instalação de sua autoria, e trabalhos em cerâmica, feita pelos alunos de seu atelier. Sidnei Costa, na elaboração de peças, na discussão de técnicas ou queima de material, produzidos pelos alunos do atelier Terra Tátil, Taubaté.
A convidada especial é Rita Brugger, que reside em Caxias do Sul-RS. Sempre trabalhou com desenhos, pinturas, pinceis e aquarela. Mais recentemente descobriu o “pincel” do paint, isto já com 80 anos de idade. E dominou muito bem a técnica.