Registro Cultural : Faculdade Santa Cecília realiza “Semana Fasc Music”

Com o Workshop de Regência Orquestral, que teve como responsável o maestro Fernando Ortiz Villate, a Fasc-Faculdade Santa Cecília (praça Barão do Rio Branco – centro) deu início à sua 1ª Semana Fasc Music, evento que vai até quinta-feira (14).
“Entre alunos, ex-alunos e convidados, mais de 70 pessoas participaram do workshop com o maestro Ortiz Villate, adorei !!! E, ficaram do início ao final!!!Parabenizo a todos pela delicadeza disciplinar que a nossa ‘amiga música’ proporciona”, conta, animada, a professora Jaqueline Bigaton Porto.
Os participantes receberam certificados referentes às três horas de workshop, significativo à formação acadêmica, assinado pelo diretor Carlos Eduardo Aguiar; coordenadora do curso de Licenciatura em Música, Jaqueline Bigaton Porto e, maestro regente Fernando Ortiz Villate.

 

O maestro Ortiz Villate

Fernando Ortiz Villate é natural de Lima, no Peru, e atualmente radicado em São Paulo. É formado em Regência Orquestral, atua como professor de Teoria Musical, Análise Musical e Regência Orquestral em diversos festivais de Música no Brasil e América Latina. Atualmente é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Botucatu e regente convidado em: Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Americana, entre outras. Também participa como regente pianista convidado no Festival de Inverno de Campos do Jordão e concertos na Sala São Paulo.
A professora coordenadora Jaqueline reforça que o evento tem entrada franca, mas que, além de contemplar a arte e a cultura, tem a importante finalidade de arrecadar brinquedos que, posteriormente, terão finalidade beneficente.

 

Programação

Confira o restante da programação: na segunda-feira (11), o tema foi “FestiFasc – Um espaço feito para sua música”. Na terça-feira (12), às 19h30, “Sarau Travessias – ‘Um momento de reflexão acerca da presença do homem no planeta terra e as consequências dessa interação’”. Na quarta-feira (13) serão três as atrações: às 19 horas, “Cia do Jaba do Bom apresenta Jaba do Bamba ” (grupo de Taubaté que apresenta um repertório exclusivamente de música brasileira, resgatando as raízes do samba, forró e das músicas folclóricas regionais); às 19h30, ‘Danças Circulares – …’O que iremos fazer é uma vivência em danças circulares com ênfase na diversidade de povos e seus ritmos’”; às 20h30, “Show – ‘O melhor do jazz e da MPB’”, com o professor Alessandro Vasconcelos.
Para o encerramento, na quinta-feira (14), os temas serão: às 19 horas, “Mulher, literatura e tempo”, com a poetisa e atriz membro da APL- Academia Pindamonhangabense de Letras, Rhosana Dalle; às 20 horas, Oficina “Poetizar”, com o escritor romancista, poeta e professor, também membro da APL, Ricardo Estevão; às 20 horas, Rap com Isaac Mc.

  • Alunos, ex-alunos da Fasc e convidados lotaram o auditório da escola para participar do workshop
  • Professora Jaqueline recebe certificado de participação do maestro Fernando Ortiz Villate