Falha no sistema de freios pode ter causado acidente que matou 18 estudantes

De acordo com Instituto de Criminalística, uma falha no sistema de freios pode ter sido a causa do acidente que matou 18 pessoas na Rodovia Mogi-Bertioga na noite da última quarta-feira (8). A informação foi levantada após nova vistoria no veículo, realizada na terça (14).

Os peritos retiraram as peças que formam o conjunto de frenagem do veículo e as encaminharam para Santos. Elas passarão por testes em São Paulo e a análise deve ser concluída em 30 dias.

Os especialistas ainda analisaram a barra de direção do ônibus e constataram que o equipamento está intacto. Na quarta-feira passada, por volta das 23 horas, o veículo com universitários de São Sebastião que estudam em Mogi das Cruzes tombou na altura do quilômetro 84 da Rodovia Mogi-Bertioga. O veículo deslizou na pista até capotar e cair em uma valeta.

Análise de sangue do motorista

Foi a segunda vistoria dos peritos no veículo. Na primeira, no último sábado (11), os técnicos removeram o tacógrafo, equipamento que permite avaliar a velocidade do fretado desde Mogi das Cruzes até o local do acidente. Técnicos recolheram ainda amostras do sangue do motorista Antônio Carlos da Silva, que também morreu no acidente, para a realização de exame toxicológico.

O resultado final da perícia é considerado fundamental para a conclusão do caso. Ainda nesta semana, o delegado titular de Bertioga, Maurício Batista Júnior, pretende escutar sobreviventes do acidente. Ele acredita que os testemunhos ajudarão a montar o ‘quebra-cabeças’.

Na sexta-feira (10), Batista Júnior ouviu a estudante Aline Jesus dos Santos e o motorista do carro que foi atingido pelo ônibus na estrada, Cezar Donizetti Vieira, que compareceram espontaneamente à Delegacia de Bertioga.

Na ocasião, ela confirmou que o abaixo assinado sem assinaturas encontrado em uma mochila era para pedir a saída do motorista. Já Vieira contou como o ônibus raspou em seu carro e depois tombou na pista.

Estudantes permanecem internados

Três estudantes feridos no acidente permanecem internados na Baixada Santista. A previsão era de que Leandro Amorim Silva recebesse alta da Santa Casa de Misericórdia de Santos ainda na quinta-feira. Já Felipe Ferreira da Silva permanece internado na UTI do complexo de saúde.

No Hospital Santo Amaro, em Guarujá, Erick Augusto Carvalho Pedralli continua na unidade de terapia intensiva.

Nota de pesar

O município de Pindamonhangaba e toda sua população lamentam o ocorrido. Em missas e cultos, por exemplo, os religiosos têm feito orações para as vítimas e seus familiares.