Farmacia Municipal atenderá nos feriados e fins de semana na UPA e no PS

Levar a saúde para mais perto das pessoas. A Prefeitura de Pindamonhangaba aceitou esse desafio e, por isso, diversas ações estão sendo realizadas visando beneficiar os munícipes que se utilizam diretamente do SUS – Sistema Único de Saúde.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura está em fase final de implantação de duas farmácias para atender a população com medicamentos como antibióticos e antitérmicos, nos horários e dias em que a farmácia municipal estiver fechada, ou seja, aos fins de semanas, feriados e período noturno durante a semana. Serão duas unidades da farmácia: uma no Pronto-Socorro Municipal e outra na UPA de Moreira César.
Essas duas novas unidades trabalharão somente com os medicamentos do Remume – Relação Municipal de Medicamentos – que são aqueles comprados pelo município. Os demais medicamentos, enviados pelos governos Federal e Estadual, continuarão somente na Farmácia Municipal. A população também pode continuar retirando medicamentos nos postos de saúde dos seus bairros.
De acordo com informações da secretária de Saúde da Prefeitura, Valéria Santos, ao longo dos anos de gestão estão sendo colocadas em prática ações para melhorar a vida das pessoas que utilizam o SUS. “A instalação da farmácia nessas unidades estava em nossa programação desde o início da gestão e agora está sendo colocada em prática, o que certamente vai beneficiar muito as pessoas que utilizam a UPA e o PS nos dias em que a nossa farmácia municipal estiver fechada. Essa ação vem somar a outras que temos desenvolvido, como o ônibus ‘No Caminho da Saúde’ atendendo nas áreas rurais, a descentralização do Laboratório Municipal para os bairros, a ampliação dos serviços do Cpic, a estruturação da Ouvidoria da Saúde, entre tantas outras iniciativas para deixar a saúde mais acessível a todos”, avaliou; lembrando ainda do aplicativo para marcação de consultas, que está em fase de testes e logo também será lançado.
A secretária explicou ainda que a previsão para que estes novos pontos da farmácia estejam em funcionamento é ainda neste mês de abril. Para tanto, foi implantado o Sistema Horus, do Ministério da Saúde, para controle do estoque e da distribuição de medicamentos – atualmente, em fase de cadastramento de todos os itens disponíveis do Remume.
“Nossa intenção é que no feriado da Páscoa já consigamos estar com todos os medicamentos cadastrados e disponibilizados nas duas farmácias”, adiantou a secretária Valéria.
O prefeito Isael Domingues lembra que no início da gestão a farmácia central enfrentava dificuldades. “Logo que assumimos a Prefeitura, fiz uma visita ao almoxarifado da farmácia e nos deparamos com prateleiras vazias. Com muito trabalho, conseguimos repor os estoques e hoje, fornecemos mais de 180 itens, com faltas pontuais, devido ao atraso de fornecedores ou itens que são fornecidos pelo Estado”, avaliou o prefeito. “Agora, com esses novos pontos, ampliamos o atendimento em horários que antes não era possível”, concluiu.

Farmácia Popular

Além da Farmácia Municipal, Pindamonhangaba conta com diversas farmácias cadastradas no programa do Ministério da Saúde “Aqui tem Farmácia Popular”, onde os pacientes do SUS podem retirar medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma. Além deles, o Programa oferece mais 11 itens, entre medicamentos e a fralda geriátrica, com preços até 90% mais baratos utilizados no tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência urinária.

  • Duas unidades atenderão a população nos fins de semana e feriados