Fatec abre inscrições para “Campeonato de Soldagem”

Alunos de cursos técnicos e de graduação poderão participar de
treinamentos, provas práticas e avaliações teóricas

Colaborou com o texto: Dayane Gomes
***
A Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Pindamonhangaba está com inscrições disponíveis para o primeiro “Campeonato de Soldagem e Inspeção” até esta quarta-feira (9). Podem participar da competição os estudantes que cursam a área de Controle e Processos Industriais nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), nas próprias Fatecs e em outras instituições de ensino de nível superior ou técnico. Os interessados devem se inscrever pelo site para concorrerem aos certificados e premiações das atividades realizadas de 14 a 25 de maio.
Os participantes terão que seguir as regras expressas no regulamento do campeonato. Sendo que, dentro das normas estipuladas pela organização, as equipes deverão, obrigatoriamente, ser formadas por três componentes da mesma escola e a inscrição deverá ser feita por um aluno do time, que será o “capitão”. Todas as informações referentes ao andamento do campeonato serão encaminhadas para o email deste representante.
A participação no “Campeonato de Soldagem e Inspeção” da Fatec Pindamonhangaba é voluntária e totalmente gratuita, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto, bem, direito ou serviço durante o desenvolvimento do concurso dividido em cinco etapas.
Após o encerramento do período de inscrições nessa quarta-feira (9), a fase de ambientação terá início no dia 14 de maio e irá até o dia 17 de maio com palestras e minicursos sobre certificação de inspetores e soldadores, soldagem virtual, processo de soldagem Smaw e Ensaios Não Destrutivos (END).
A segunda etapa do processo incluirá o treinamento com equipamento de soldagem virtual. Em seguida, as provas eliminatórias começarão a ser aplicadas. No dia 21 de maio, as avaliações teóricas abordarão os assuntos trabalhados durante a capacitação e, no dia seguinte, as atividades práticas envolverão a soldagem com VRTX.
Posteriormente, a comissão julgadora do “Campeonato de Soldagem e Inspeção” publicará os resultados e as equipes finalistas, que farão novas provas práticas no simulador VRTX para decidirem a colocação final no concurso. As três melhores classificadas receberão certificados e a vencedora receberá a premiação oferecida pelas empresas e entidades apoiadoras do evento.
A página de inscrição na competição da Fatec Pindamonhangaba, o regulamento e mais informações podem ser consultadas no site da instituição: http://www.fatecpindamonhangaba.edu.br/.

  • Este é o primeiro concurso de solda da instituição e acontecerá de 14 a 25 de maio