Editorial : Fazendo a diferença

Como muitos sabem, desde 2006, no dia 21 de março celebra-se o “Dia Internacional da Síndrome de Down”. A data 21/3 representa a singularidade da triplicação (trissomia) do cromossomo 21 que causa esta ocorrência genética. Neste dia ou até durante todo o mês de março, acontecem muitas ações e atividades voltadas para a reflexão e para a conscientização das pessoas quanto à inclusão e ao combate ao preconceito.
Algumas entidades realizam eventos com o intuito de estimular a troca de experiências entre famílias, organizações sociais, escolas e comunidades. Neste dia, surgem voluntários em associações, em creches e em orfanatos. Jovens realizam palestras, oficinas e fazem ‘selfies’ com as crianças com Síndrome de Down. Isso é bom e contribui para alegrar o dia deles. Acontece, que durante todo o ano, essas pessoas precisam de atenção, de carinho e mais do que isso, precisam de respeito e de oportunidades.
Não por coincidência, a edição de hoje traz duas matérias abordando o tema saúde e limitação física. Nelas, vimos a falta de informação como principal aliado do preconceito e da discriminação. E, em muitos casos, parte de próprios familiares.
Que essas datas sirvam não apenas para realização de eventos, mas para levantar debates e ações sólidas em prol de direitos mais igualitários!