Feira de Ciências apresenta projetos para uma sociedade mais inclusiva

A II Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Centro Educacional Sesi de Pindamonhangaba realizada no sábado (5) despertou nos alunos ideias criativas com o uso das inovações tecnológicas.
Neste ano o tema foi “Atendendo a diversidade em uma sociedade inclusiva”, a partir disso, os alunos tiveram a tarefa de criar projetos em diversas áreas correspondentes às necessidades apresentadas em cada uma.
Para Conceição de Maria Soares Ribeiro, coordenadora administrativa da escola, a feira impulsiona os alunos na criação de projetos inovadores, capazes até de transformar as realidades vividas. “A interação que existe durante a preparação dos trabalhos possibilita aos estudantes adquirir um conhecimento ainda maior. Por ser uma atividade que abrange todas as disciplinas, a feira vem para complementar o que é passado em sala de aula e permitindo maior participação e troca de experiências entre os alunos de diversos anos”, explica.
Durante o período do evento, que foi aberto ao público, os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental até os do 3º ano do Ensino Médio, tiveram a possibilidade de mostrar os trabalhos que são feitos em sala de aula, com a supervisão de todos os professores.
O tema da edição de 2016 possibilitou aos alunos menores, Ensino Fundamental 1, trabalhar com projetos de reciclagem e sustentabilidade e aos estudantes do Fundamental 2 e Médio a terem ideias como: aparelhos para ajudar a locomoção de pessoas paraplégicas, alternativas para o uso de combustíveis poluentes, sites para amparar pessoas que pensam em suicídio, entre outros. Um dos projetos desenvolvidos foi o ‘Abace’. Ideia das alunas do 2° ano do Ensino Médio, Jayne Benites e Pétala Carvalho, o aplicativo para smartphones busca vagas em academias e centros esportivos localizados próximos ao local onde a pessoa deseja, além disso, informa os documentos necessários para inscrição e os eventos que esses locais realizam. De acordo com Jayne, a feira foi uma excelente oportunidade para mostrar o projeto, que chegou à 3ª fase de um concurso realizado pela rede Sesi. “Aqui é um espaço muito legal, onde os pais podem ver a capacidade dos filhos e os próprios alunos de terem boas ideias e poderem as ter expostas. Isso tudo acaba mostrando o bom nível que a escola está”, disse a estudante.

Imagens: Divulgação
  • Feira impulsiona os alunos na criação de projetos inovadores
  • Objetivo é contribuir com estudantes e sociedade