Feira noturna de produtos orgânicos é opção de alimentação saudável

Iniciativa é fruto da parceria entre a Prefeitura de Pindamonhangaba, produtores rurais e o Shopping Pátio Pinda

Todas as quintas-feiras, das 17 às 22 horas, acontece a feira noturna de produtos orgânicos no Shopping Pátio Pinda. Com a iniciativa, clientes do centro de compras e lazer têm mais uma alternativa e podem contar com o horário diferenciado para escolher entre os diversos tipos de verduras, legumes e frutas, entre outras mercadorias, todas cultivadas sem o uso de agrotóxicos ou produtos químicos.
O projeto é uma parceria entre o centro de compras e lazer, a Prefeitura de Pindamonhangaba e os produtores rurais, que recebem treinamentos e cursos preparatórios e de qualificação do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) de Pindamonhangaba. Para Paulo Ricardo Nicolás Imparato, secretário adjunto de agricultura da cidade, a iniciativa é muito boa por possibilitar mais um canal de venda para os produtores, alcançando um nicho específico de consumidores que buscam produtos orgânicos. “Conseguimos aumentar o volume de vendas e oferecer opções de qualidade para quem busca uma alimentação saudável”, reforça o secretário.

Brasileiros aumentam
consumo de orgânicos

Segundo dados divulgados pela Organis – instituição que promove o fortalecimento da cadeia produtiva dos orgânicos – em 2019, cerca de 19% dos brasileiros consumiram algum produto orgânico no intervalo de 30 dias. Destes, a saúde foi o principal motivo pelo qual os brasileiros aumentaram o consumo de produtos do segmento, abrangendo 84% dos participantes. Em 2017, o percentual era de 15%. As frutas tiveram um maior destaque entre os consumidores, o consumo passou de 7% em 2017 para 25% em 2019. A pesquisa aponta ainda que, entre os entrevistados, 87% preferem as feiras para realizar o consumo dos produtos orgânicos.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação