Férias escolares pedem entretenimento infantil do começo ao fim

Período de recesso está quase acabando, mas a criançada ainda pode aproveitar as oportunidades de lazer

Colaborou com o
texto: Dayane Gomes

Para Lev Vygotsky, “ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”. O psicólogo bielo-russo se instaurou como um pioneiro da vinculação das relações sociais com o desenvolvimento intelectual das crianças e instigou a análise do comportamento infantil. Afinal, qual é a maior expressão da infância, se não o brincar? Por isso, os dias de férias escolares se mostram como o enquadramento perfeito da diversão dos pequenos em casa e em ambientes especializados em recreação.
Pode-se dizer que as colônias de férias formam o estereótipo dos anseios da criançada em tempos de ociosidade e necessidade de distração. Jogos, tirolesa, vídeogame, pula-pula, muro de escalada são ótimos elementos para a fuga do tédio, ainda mais na companhia de colegas. Um exemplo deste tipo de interação é o evento organizado por um buffet em Pindamonhangaba. “Nosso espaço é especializado no público infantil. Então, nessa época nós usamos toda a estrutura para oferecer diversão às crianças, que, geralmente, ficam em casa. Até porque, Pinda tem opções restritas de divertimento para elas”, explica Ricardo Andrade, proprietário da empresa.
Deste modo, essa colônia de férias se aproveita de brinquedos adequados para promover atividades pedagógicas e lúdicas para crianças de quatro a 10 anos de idade. Através de reservas diárias com preço acessível, os pequenos passam a tarde se divertindo, produzindo cata-ventos e brincando em inglês, uma vez que a organização conta com o apoio de um colégio particular e uma escola de idiomas. “O evento também é uma forma de oferece a oportunidade de crianças conhecerem o espaço, pois não são todas que tem condições de visitar um buffet em festas”, acrescenta Andrade, ao passo que a estruturação inclui a oferta de lanchinhos especiais e uma equipe de monitores e recreadores.

Opções de
distração em casa

Aliás, os dias de recesso escolares podem ser marcados pela aprendizagem e diversão sem gastos extras para os responsáveis. Até porque, a maioria das alternativas mais baratas de lazer depende apenas da imaginação e podem ser aplicadas no ambiente domiciliar mesmo. Então, que tal montar uma cabana com algumas cadeiras, lençóis e mantas dentro de casa? Ou fabricar um boliche, bilboquê e jogo de argolas com garrafas pets e outros materiais recicláveis? Ou apelar para as brincadeiras tradicionais, como mímica, jogo da velha e amarelinha?
De acordo com a coordenadora de Educação Física do Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, Ana Priscila Cayres, a falta de recreação nas férias estimula o sedentarismo e prejudica a saúde e o desenvolvimento infantil. Sendo assim, vale incentivar e apoiar o entretenimento da garotada das formas mais criativas, viáveis e saudáveis possíveis.

  • Colônia de Férias oferece diversão para crianças de quatro a 10 anos
  • Atividades pedagógicas e lúdicas fortalecem as ações das Colônias de Férias
  • Interação social agrega o divertimento e estimula o desenvolvimento infantil
  • Criar brinquedos recicláveis é uma alternativa de distração