Festa Cavalgar promove cultura tropeira em Pinda

Neste fim de semana será realizada a tradicional festa Cavalgar 2016. Em sua sexta edição, a comemoração atrai tropeiros e a população da cidade que simpatiza com o estilo sertanejo.

No sábado (2), a partir das 14 horas, na fazenda do Tanque, haverá barganha de traias, museu do tropeiro, presença do ranchamento tropeiro vale das tropas e comitiva do sertão de Deus, show, brincadeiras e barracas típicas. A partir das 18 horas haverá queima da fogueira e forró.

Já no último dia da festa, domingo (3) haverá café da manhã tropeiro na fazenda do Tanque e a cavalgada com saída às 9 horas, próxima à rotatória do Sítio 4 Milhas, em direção à fazenda. Na chegada vai haver a missa sertaneja, às 11 horas, com o padre Antônio Gonçalves e, em seguida, o almoço, a partir das 12h30, com comida típica tropeira. O prato feito terá o valor de R$ 15. A verba arrecadada com o almoço será em prol do programa de ecoterapia realizado na fazenda há mais de 14 anos.

Jefferson Carlos de Oliveira – o Jefinho, organizador do evento, explica que o objetivo da festa é não deixar morrer a tradição tropeira na cidade. “Tudo isso faz parte da nossa cultura e temos que estar sempre revivendo essas tradições. Esse é o nosso passado e sem ele não estaríamos aqui hoje, ele é muito importante”, afirma. Ainda de acordo com ele essa edição do Cavalgar reunirá centenas de tropeiros da cidade, nos dois dias de festejo.

A entrada é franca para os dois dias do evento, e para participar da cavalgada é só estar no horário marcado com o cavalo bem cuidado. A Fazenda do Tanque está localizada no bairro das Campinas, km 92 da Dutra sentido Rio de Janeiro.

Imagens: Divulgação
  • Objetivo é não deixar que a tradição tropeira morra