Festa de premiação reúne trovadores veteranos e alunos trovadores no Teatro Galpão

Realizada na noite de sábado (25), no Espaço Cultural Teatro Galpão, a festa de premiação aos vencedores dos concursos Nacional/Internacional de Trovas de Pindamonhangaba e Juventrova (concurso estudantil da modalidade) reuniu trovadores veteranos, jovens trovadores, professores e amigos da trova em agradável culto à modalidade poética dos quatro versos setissílabos.
Composta a mesa dos trabalhos pela presidente nacional da UBT-União Brasileira de Trovadores, escritora Domitilla Borges Beltrame; bibliotecária Rosilene Cardoso (biblioteca de Moreira César) e pela professora Lóris Frasinelli (Escola Estadual Ryoiti Yassuda), o presidente da UBT-Pindamonhangaba, José Valdez de Castro Moura deu início ao evento.
Com o concurso Nacional/Internacional em sua 28ª edição e o Juventrova (concurso estudantil da modalidade) em seu 24º ano de realização, o evento festivo premiou com troféus, certificados, medalhas e brindes, trovadores, alunos trovadores e professores representantes das escolas participantes.
A apresentação dos vencedores pelo concurso Nacional/Internacional – categoria Regional – tema “Derrota” coube a José Valdez; a dos alunos trovadores – tema “Compromisso”, ao coordenador do Juventrova, jornalista Altair Fernandes, ambos contando com a assessoria e participação da secretária da UBT-Pinda, Helena de Castro Moura. (Pela categoria Nacional os troféus foram enviados aos vencedores).

Destaques do evento
A declamação das trovas vencedoras do Juventrova pelo casal Helena e Valdez; o pronunciamento da presidente da UBT-Nacional, Domitilla Borges Beltrame, com palavras elogiosas valorizando os professores pela sublime profissão; as falas finais referindo-se à importância do evento, pelos professores Claudio Luiz Arantes Pereira (Escola Estadual Theodoro Cintra – Campos do Jordão) e Goretti Flores Goffi (Escola Estadual José Aylton Falcão), representando os demais professores.
Encerrando mais uma festa da trova, Domitilla Beltrame expressou, em nome da UBT-Nacional, o agradecimento à UBT-Pinda por mais um ano de realização do tradicional certame cultural da trova de Pindamonhangaba.
Valdez complementou com as falas finais de agradecimento à Administração Municipal e a todos que contribuiram para que tudo fosse possível. Em especial à participação dos funcionários da biblioteca Rômulo Campos D’Arace: Maria Helena, Geraldo e Jorge e demais servidores municipais envolvidos na realização do evento.

  • Premiados com troféus, medalhas, certificados e brindes, trovadores veteranos, jovens trovadores e professores sairam satisfeitos para, no final, ainda participarem do coffe-break oferecido pela administração municipal
  • Professor Claudio e professora Goretti falaram representando os colegas
  • Trovadores, alunos e professores unidos numa festa de premiação e poesia trovadoresca
  • Mesa: Professora Lóris (Ryoiti Yassuda), presidente da UBT-Nacional Domitilla e bibliotecária Rosilene
  • Presidente UBT-Pinda, José Valdez; presidente UBT-Nacional, Domitilla e secretária UBT-Pinda, Helena