“Festas juninas” e “Dia dos Namorados” devem aquecer o comércio regional neste mês

Depois de um crescimento tímido de 1,7% no “Dia das Mães”, os lojistas da RM Vale esperam um movimento um pouco maior para o “Dia dos Namorados”. De acordo com um levantamento realizado pelo Sincovat (Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região), a expectativa é que as vendas aumentem cerca de 3%, com relação ao mesmo período de 2018.
Além do varejo, a data também envolve outros setores, principalmente o de serviços, como restaurantes, por exemplo. Entre a lista dos produtos mais procurados estão roupas e acessórios, calçados, perfumes, chocolates e flores.O tíquete médio esperado pelos lojistas é de R$ 110.
Santo Antônio, São João e São Pedro também vão dar uma forcinha para o comércio em junho. A região tem tradição nas festas típicas e alguns setores costumam ter um número maior de clientes nesta época do ano. Mais de 50% das empresas do comércio varejista de gêneros alimentícios são afetadas de forma positiva. Supermercado (85%) e bebidas (55%) são as atividades mais influenciadas pelas comemorações.
As lojas de decoração e doces registram um movimento 30% maior que os outros períodos do ano. “Essas datas sazonais são sempre importantes para o comércio. Na região, temos festas juninas em comunidades, igrejas, escolas e condomínios e se estendem até o final de julho, começo de agosto. Então, o lojista precisa criar um ambiente agradável, atraente para o consumidor, fazer uma decoração que ajude a valorizar os produtos e, principalmente, realizar um bom atendimento”, indica o presidente do Sincovat.

  • Comemorações típicas do mês de junho estimulam aumento de vendas