Feste termina com sucesso de público e de crítica

A 39ª edição do Festival Nacional de Teatro terminou no domingo (19), com a apresentação de 21 espetáculos, entre convidados, adultos, infantis e de rua.

O Feste deste ano teve como destaque a programação variada, levando diversos gêneros e linguagens para os palcos da cidade e contribuindo, assim, para a formação de plateia e, para a principal função do teatro, que é “fazer pensar”.
De acordo com o diretor de Cultura, Alcemir Palma, desde o início desta gestão havia a garantia da realização do Feste. “Desde meu primeiro dia à frente do Departamento de Cultura, o secretário professor Júlio me garantiu que neste ano faríamos o Feste e acredito que realizamos o festival a contento. Nossa maratona começou bem antes do dia 9 e tenho muito a agradecer a todos os envolvidos: todos os setores da prefeitura, a equipe do Departamento de Cultura, ao Conselho Municipal de Cultura, aos críticos, ao júri de seleção e ao público que compareceu e prestigiou o festival”, agradeceu. “Ano que vem completaremos 40 anos de Feste e vamos nos preparar para realizar um festival ainda mais bonito”.
O secretário de Educação, professor Júlio Valle, lembrou que no início do ano teve a oportunidade de participar do “Diálogo Cultural”, quando a prefeitura se encontrou com a classe artística para ouvir sobre seus anseios e o Feste apareceu. “A não realização do Feste no ano passado foi muito sentida por todos e por isso, mesmo em meio às dificuldades financeiras que a cidade e o País enfrentam atualmente, não poderíamos deixar de realizar este Festival. E, para isso, sabemos da dedicação de todos os envolvidos a quem parabenizamos e agradecemos. Viva o Feste!”, destacou.
O prefeito Isael Domingues agradeceu e parabenizou a todos os envolvidos. “Num ano de crise, onde várias cidades cancelaram eventos – São Luiz cancelou o carnaval, Tremembé cancelou sua festa tradicional -, aqui em Pinda, graças aos servidores que se empenharam, enxugaram o orçamento, conseguimos realizar diversas ações culturais em 2017. Conseguimos trazer de volta o Feste que ano passado não teve por falta de recurso”, ressaltou. “Por este motivo, quero parabenizar todo o Departamento de Cultura pelo belo trabalho que fizeram durante o ano. Quando a gente investe em esporte, em lazer, investe em Cultura, isso é investir no bem-estar das pessoas. Que em 2018 possamos fazer da quadragésima edição um festival histórico”, afirmou.

  • “Eldorado” venceu na categoria “Adulto”
  • “As Artes Malasartes” vencedor da categoria “Rua”
  • “O Maior Menor Espetáculo da Terra” vencedor da “Infantil”