Festival de Fotografia de Pindamonhangaba acontece em novembro

Evento será online e traz uma série de bate-papos com fotógrafos, concurso fotográfico e exposição

O Festival de Fotografia Mantiqueira “Fotomantiqueira”, em sua primeira edição, acontece nos dias 20 e 21 de novembro de 2020 e trará uma programação cultural online com palestras, bate-papos e concurso cultural, além de uma exposição na cidade de Pindamonhangaba. Todas as atividades serão gratuitas pelas redes sociais do Fotomantiqueira.
Com “sede afetiva” na cidade, já que em função da covid-19, o evento será realizado online e poderá ser acessado por qualquer pessoa do mundo por meio da internet, o festival traz como reflexão o tema: “O que você está fazendo com a fotografia? Ou melhor, o que a fotografia está fazendo com você? Quais os caminhos que podem ser escolhidos pelo fotógrafo e como a fotografia pode ser uma ferramenta de preservação da cultura”.
O festival trará cinco bate-papos com profissionais para falar sobre fotografia nas áreas de Inovação, Eventos e Fotografia de Família, Fotografia de Rua e Fotojornalismo, Fotografia com Celular e Retratos. Os palestrantes já confirmados são: André François (ONG ImageMagica), Nay Jinks, Tadeu Vilani, Hélia Scheppa, André Feltes, Erasmo Ballot, Carol Quintanilha , Bruno Liba e Marina Cavalheiro (Flor Azul Fotografia).
A proposta do Fotomantiqueira, organizado pelo Coletivo 4Jecas, é incentivar pessoas que tem interesse nessa arte a aprofundar seus conhecimentos, inspirar novos artistas a mostrarem sua produção artística para diferentes públicos e despertar a consciência da importância da preservação da imagem e memória.
Uma campanha de doação de imagens está aberta até o final do ano para receber fotografias antigas de Pinda e região. Os interessados a enviar registros podem mandar email para fotomantiqueira@gmail.com.
Concurso Fotográfico
Inspirado pelo tema do festival, o concurso irá selecionar cinco imagens para a categoria Amador e cinco imagens para a categoria Profissional. Todos os ganhadores serão contemplados com a participação na exposição a ser realizada em Pindamonhangaba no final de 2020.
Além da presença na exposição, os vencedores de cada categoria receberão prêmios. O envio de imagens deve ser feito até 20 de outubro de 2020 (até às 23:59h) pelo link: https://forms.gle/PQexRruW8fDNL6B89.

  • O envio de imagens deve ser feito até o dia 20. Além da presença na exposição, os vencedores de cada categoria receberão prêmios. - Créditos da imagem: Divulgação